Contatos:

economiasolidariaempernambuco@yahoo.com.br

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Iniciada Pesquisa das Estratégias de Comercialização Solidária no Brasil




Fonte: IMS

O Projeto Nacional de Comercialização Solidária (PNCS) – executado pelo Instituto Marista de Solidariedade (IMS) em parceria com a Secretaria Nacional de Economia Solidária (SENAES/MTE) – realiza a primeira jornada da Pesquisa das Estratégias de Comercialização Solidária. A equipe responsável pela Região Nordeste 2 está em campo desde ontem (13) e permanece até o próximo dia 17/set.

A pesquisa tem como objetivo conhecer o funcionamento da organização, produção, comercialização e consumo das experiências/empreendimentos de economia solidária (EES), considerando suas especificidades – urbano/rurais, culturais e regionais – e propiciando uma maior visibilidade das iniciativas de comercialização solidária.

A pesquisa irá percorrer as cinco regiões do país, sendo que o Nordeste está dividido em dois: Nordeste 1, com Maranhão, Ceará e Rio Grande do Norte; e Nordeste 2, com Bahia e Pernambuco. O Norte cobrirá os estados do Acre, Pará e Rondônia; o Centro-Oeste alcançará Goiás, Distrito Federal e Mato Grosso do Sul; o Sudeste percorrerá Minas Gerais e Rio de Janeiro; e o Sul cobrirá os seus três estados.

A primeira equipe (NE2) é composta por Begair do Carmo Flores (Projeto Cooesperança-RS), Claudia Lima (IMS-DF), Leonardo de Oliveira Pinheiro (APAT-MG), Luiz Henrique Silvestre (NPPJ-MG), Nilton Pereira Lima (Rede Bragantina-PA) e Vânia Regina Diehl (IMS-SC).

Acolhida pelo caloroso povo baiano, a equipe pesquisou nesta segunda a experiência da RedeMoinho, localizada na cidade de Salvador-BA. Foram três horas de um bate-papo intencional com o grupo de base da rede: Diogo, Sueli, Normanda, Ludimila e Josenaide, que é uma das produtoras representante dos empreendimentos que compõem a rede.

Foi uma oportunidade de ouvir e registrar a estrutura organizacional da Rede e as estratégias de comercialização, além de conhecer alguns produtos comercializados nas feiras e pelo grupo de consumo. Amanhã a equipe segue para Recife-PE para pesquisar as experiências da Ética Comércio Solidário e, em seguida, a Rede de Mulheres do Pajeú, em Afogados da Ingazeira-PE.
Fonte: Cláudia Lima – IMS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

.

[link=http://www.recados-animados.com] [/link] [b]Mais recados? http://www.recados-animados.com[/b]

O Analfabeto Politico.

O Analfabeto Politico.
O pior analfabeto é o analfabeto político. Ele não ouve, não fala, nem participa dos acontecimentos políticos. Ele não sabe o custo de vida, o preço do feijão, do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato e do remédio dependem das decisões políticas. O analfabeto político é tão burro que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia a política. Não sabe o imbecil que, da sua ignorância política, nasce a prostituta, o menor abandonado, e o pior de todos os bandidos, que é o político vigarista, pilantra, corrupto e lacaio das empresas nacionais e multinacionais. Bertold Brecht

RADIO ARTANA -Bom gosto e qualidade.