Contatos:

economiasolidariaempernambuco@yahoo.com.br

sábado, 25 de setembro de 2010

ECONOMIA SOLIDÁRIA: O Que a Psicologia Tem a Ver Com Isso?

Detabe Sobre Economia Solidária em Recife

PROGRAMAÇÃO

14:00 as 15:00 - Credenciamento

15:00 as 15:30 - Mesa de abertura:

  • Prof. Dr. Pe. Pedro Rubens Ferreira Oliveira, S.J. (Reitor da Universidade católica de Pernambuco - UNICAP)
  • Admirson Medeiros (GREG) - (Representante dos Empreendimentos Econômicos Solidários) Cooperativa de Serviços em tecnologia da Informação e Interação Social-(Garça Azul)
  • Ângelo Zanré (Representante das Entidades de Apoio e Fomento a Economia Solidária) - Cáritas Brasileira Nordeste II
  • Zafira Peixoto (Representante dos gestores públicos em Economia Solidária) Gerência Estadual de Economia Solidária da Secretaria de Juventude e Emprego.
  • Albenise Oliveira Lima (Coordenadora do Curso de Psicologia da Unicap)
  • Maria Aparecida Craveiro Costa (Professora do Curso de Psicologia da Unicap e Coordenadora do 2º Fórum de Intervenção Psicossocial)

15:30 as 17:00 - Mesa Redonda:

  • Economia Solidária e Desenvolvimento Local - Felipe Moraes (Coordenador da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares - ITCP - FAFIRE)
  • Contribuições da Psicologia para um empreendimento solidário: a experiência da Cor do Coque - Aurino Lima Ferreira (Professor Adjunto do Departamento de Psicologia e Orientação Educacional da UFPE; Membro Organizador do Programa de Extensão da UFPE "Coque Vive" em parceria com o NEIMFA - Núcleo Educacional Irmãos Menores de Francisco de Assis - na comunidade do Coque, em Recife, Psicólogo Transpessoal).
  • Moderador:

17:00 as 18:30 - Compartilhando experiências:

  • Empreendimento econômico solidário no ramo de confecção e customização - Cristina Souza (Ateliê Moda Recife)
  • Empreendimento econômico solidário no ramo da agricultura familiar e agroecologia - Luis Damião (Associação de Produtores Agroecológicos e moradores das comunidades de Imbé, Marrecos e sítios vizinhos - ASSIM )
  • Fortalecendo vínculos solidários: a experiência da Equipe de Psicologia na Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da FAFIRE - Lígia Duarte (Mestra em Psicologia Social e da Personalidade, Supervisora de Estágio Curricular Obrigatório em Psicologia Clínica Analítica na Comunidade na FAFIRE).
  • Moderador:

18:30 as 19:00 - Comunicação

  • Consumo Consciente: você pratica? - Thomas Enlazador ( Educador e Permacultor - Centro Eco- Pedagógico Bicho do Mato )

19:00 as 19:30 - LANCHE

19:30 as 21:30 - Mesa Redonda:

  • Cidadania, dádiva e redes sócio-humanas no campo da saúde - Paulo Henrique Novaes Martins de Albuquerque (Doutor em sociologia, professor titular do Departamento de Ciências Sociais e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFPE, bolsista de produtividade do CNPq, vice-presidente da ALAS (Associação Latino - Americana de Sociologia) e autor de livros e revistas sobre os temas da dádiva, redes e solidariedade).
  • Alianças societárias, práticas solidárias: dispositivos favorecedores do bem estar psicossocial - Ana Lúcia Francisco (Dra. em Psicologia Clinica, professora pesquisadora da UNICAP, coordenadora no Programa de Mestrado em Psicologia Clinica, da linha de pesquisa Práticas Psicológicas Clínicas em Instituições, líder do grupo de pesquisa Psicologia Clinica, atualmente desenvolvendo pesquisas na abordagem psicossocial.)
  • Moderadora: Maria Aparecida Craveiro Costa (Professora do Curso de Psicologia da Unicap e Coordenadora do 2º Fórum de Intervenção Psicossocial)

DATA: 06 DE OUTUBRO DE 2010

LOCAL: AUDITÓRIO G1 DA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO

INSCRIÇÕES: http://www.unicap.br/siucs

Nenhum comentário:

Postar um comentário

.

[link=http://www.recados-animados.com] [/link] [b]Mais recados? http://www.recados-animados.com[/b]

O Analfabeto Politico.

O Analfabeto Politico.
O pior analfabeto é o analfabeto político. Ele não ouve, não fala, nem participa dos acontecimentos políticos. Ele não sabe o custo de vida, o preço do feijão, do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato e do remédio dependem das decisões políticas. O analfabeto político é tão burro que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia a política. Não sabe o imbecil que, da sua ignorância política, nasce a prostituta, o menor abandonado, e o pior de todos os bandidos, que é o político vigarista, pilantra, corrupto e lacaio das empresas nacionais e multinacionais. Bertold Brecht

RADIO ARTANA -Bom gosto e qualidade.