Contatos:

economiasolidariaempernambuco@yahoo.com.br

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Pesquisa das Experiências de Comercializaçao Solidária Desenvolvido Pelo Instituto Marista de Solidariedade na Região do Nordeste.



Fonte: Vania Regina Diehl (Articuladora Estadual IMS-SC)



"Pesquisa das experiências de comercializaçao solidária conclui sua primeira jornada
Durante o período de 13 a 17 de setembro realizou-se a primeira Jornada da pesquisa sobre as experiências de Comercialização Solidária do Projeto Nacional de Comercialização Solidária desenvolvido pelo Instituto Marista de Solidariedade na região do Nordeste.
Foram três momentos ricos em conhecimentos, considerando principalmente os aspectos culturais de cada iniciativa visitada. No primeiro grupo em Salvador-BA, a experiência da RedeMoinho tem como objetivo principal promover o comércio justo e solidário através de uma rede de produtores/as e de consumidores/as, hoje se formalizando na forma de cooperativa a fim de comercializar produtos socialmente justos, ambientalmente sustentáveis e biologicamente saudáveis, tendo como foco o bem-viver das pessoas, grupos (cooperativas, associações) e organizações envolvidas.
No segundo momento em Recife-PE visitamos a experiência da Ética – Comércio Solidário, uma organização bastante diferente. Trabalha com o comércio justo e solidário tanto no Mercado Interno como Mercado Externo (exportação) intermediando a comercialização dos produtos de cooperativas, associações de pequenos produtores, produtoras, ONG’s e, além disso, oferece serviços de assessoria. Por último a Rede de Mulheres de Pajeú, situada em Afogados de Ingazeira-PE, em especial conhecendo a iniciativa da Loja Móvel do Artesanato de Pajeú (Trailer Cor-de-Rosa).
A Rede de Mulheres nasceu com o objetivo de criar novas possibilidades econômicas e dar visibilidade ao trabalho exercido pelas mulheres que vivem em comunidades rurais isoladas do chamado sertão de Pajeú. Desde sua fundação, na realização de um Festival de Economia Solidária em 2005, já reuniu 450 trabalhadoras em 11 municípios dos arredores de Ingazeira, as quais exercem grande pluralidade de atividades com foco bem característico da regionalidade, sendo a maior parte dos grupos da zona rural.
É na prática que muitas teorias ganham força, conhecimentos e podem ser passados adiante. Foi nesse propósito – e ressaltando a exitosa acolhida dos grupos visitados – que a Equipe consolidou a sua primeira etapa de pesquisa a campo, buscando conhecer ao máximo as iniciativas de comercialização solidária, a forma de organização e suas estratégias para comercializar os produtos, a fim de que o Projeto Nacional de Comercialização Solidária no final da pesquisa tenha um produto elaborado com as diferentes experiências de estratégias de comercialização solidária no Brasil".

Em sua passagem por Recife o Grupo foi recebido por Rosana Pontes, Articuladora do Projeto de Comercialização Solidária nos estados de Pernambuco e Alagoas.
Nosso Blog fez uma visita rapida para dar um oi para nossos Compas em passagem por Pernambuco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

.

[link=http://www.recados-animados.com] [/link] [b]Mais recados? http://www.recados-animados.com[/b]

O Analfabeto Politico.

O Analfabeto Politico.
O pior analfabeto é o analfabeto político. Ele não ouve, não fala, nem participa dos acontecimentos políticos. Ele não sabe o custo de vida, o preço do feijão, do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato e do remédio dependem das decisões políticas. O analfabeto político é tão burro que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia a política. Não sabe o imbecil que, da sua ignorância política, nasce a prostituta, o menor abandonado, e o pior de todos os bandidos, que é o político vigarista, pilantra, corrupto e lacaio das empresas nacionais e multinacionais. Bertold Brecht

RADIO ARTANA -Bom gosto e qualidade.