Contatos:

economiasolidariaempernambuco@yahoo.com.br

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Comissão de Deputados Pernambucanos Discutem Situação da Usina Catende Com o Ministro Gilberto Carvalho

Fonte: e-solidária (FBES).

Gilberto Carvalho recebe Comissão de deputados para discutir a situação da usina pernambucana Catende.

Brasília, 11/04/2011 – O ministro Gilberto Carvalho, da Secretaria-Geral da Presidência da República, recebeu nesta segunda-feira (11/4), uma Comissão da Assembleia Legislativa de Pernambuco, acompanhada do secretário de Governo de Pernambuco, Maurício Rands e da deputada federal Ana Arraes (PSB-PE). Os parlamentares vieram reivindicar a destituição do atual síndico da massa falida da usina Catende, localizada no município de mesmo nome. A usina passa, desde 1995, por um processo de falência e demitiu 1.350 trabalhadores no mês de março. Os deputados pediram também o encerramento do processo de falência e a suspensão da demissão dos trabalhadores.
De acordo com o presidente da Comissão, deputado Aluísio Lessa (PSB-PE), a usina Catende passa pelo seu pior momento desde a implantação do modelo de gestão compartilhada. Segundo ele, a usina está parada e os 1.350 trabalhadores demitidos – sendo 1.000 do campo e 350 da indústria - encontram-se em situação de fome e extrema miséria, além de estarem com os salários atrasados há seis meses. Lessa destacou que o atual síndico não dialoga com os trabalhadores, não presta contas dos resultados financeiros de sua gestão e não frequenta a usina Catende.
O deputado Maurício Rands fez um apelo ao ministro Gilberto, em nome do governador de Pernambuco, Eduardo Campos, para que ele participe de um fórum de debates em Recife, com a presença de todos os envolvidos no processo – Ministérios do Desenvolvimento Agrário, Previdência e Trabalho e Emprego; Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Advocacia-Geral da União (AGU), Banco do Brasil, Federação e Sindicatos dos Trabalhadores Rurais, além do Poder Judiciário, Assembléia Legislativa e Bancada Federal. Entre os objetivos do encontro estão a construção de um novo modelo de gestão para reabrir o diálogo com os trabalhadores, sindicatos e governos; desobstruir o acesso ao crédito pelos milhares de assentados; retomar o processo produtivo no campo e iniciar o processo de desapropriação da fábrica.
O ministro Gilberto Carvalho aceitou o pedido do governador para participar do fórum e comprometeu-se a articular no âmbito do governo federal, iniciativas de emergência e, a médio prazo soluções definitivas para a usina Catende.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

.

[link=http://www.recados-animados.com] [/link] [b]Mais recados? http://www.recados-animados.com[/b]

O Analfabeto Politico.

O Analfabeto Politico.
O pior analfabeto é o analfabeto político. Ele não ouve, não fala, nem participa dos acontecimentos políticos. Ele não sabe o custo de vida, o preço do feijão, do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato e do remédio dependem das decisões políticas. O analfabeto político é tão burro que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia a política. Não sabe o imbecil que, da sua ignorância política, nasce a prostituta, o menor abandonado, e o pior de todos os bandidos, que é o político vigarista, pilantra, corrupto e lacaio das empresas nacionais e multinacionais. Bertold Brecht

RADIO ARTANA -Bom gosto e qualidade.