Contatos:

economiasolidariaempernambuco@yahoo.com.br

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Mulheres de ONG Combatem Cultura do Desperdicio

Fonte: Jornal do Commercio (05/06/2011)
Caderno Especial Meio Ambiente.
 Foto: Michele Souza/JC Imagem
Maria Cristina - Rede de Mulheres

O professor da UFRPE jacques Ribemboim destaca que o engajamento dos cidadões é fundamental. "No Brasil, sobretudo no Nordeste, não há cultura de participação popular. Mas a sociedade precisa contribuir. Cada um deve fazer sua párte." Ribemboim diz que o poder público tem papel central na mudança dessa cultura de desperdicio.
"Os governos poderiam adotar medidas que, embora parecessem impopulares, desempenhariam um papel em defesa dos recursos naturais, como a taxação sobre produtos e atividades poluidoras, como o full princing, aplicado em países como Alemanha e Holanda", questiona.
Em consonancia com o consumo consciente, a ONG Casa da Mulher do Nordeste (CMN) desenvolve a campanha "O Que Você Consome é Essencial Para Sua Vida". Voltada para o consumo consciente e solidário, a proposta é sensibilizar a população para a necessidade de serem adotadas práticas de consumo para uma vida saudável e com justiça social e ambiental.
Em dois meses de campanha, as mulheres já observam pontos positivos. Veneranda Vidal, uma das coordenadoras da Rede de Mulheres Produtoras do Recife e Região Metropolitana, ligada a CMN, e do Grupo Lírio do Vale, aponta cuidados que toma na hora da compra. "Tudo o que vou comprar, já penso na  frase da campanha. Como trabalho com produtos de limpeza e cosmeticos, retiro da composição dos produtos substancias como formol. Também substituímos corantes poluantes por ervas ou corantes comestiveis, que não agridem o ambiente, sem falar que fazemos o sabão com óleo de cozinha."
A artesã Maria Cristina de Sousa, que coordena a Rede de Mulheres e faz parte doAteliê Moda Recife, destaca que esse é um trabalho de  conscientização. "É um trabalho de formiguinha. É mais fácil as pessoas jogarem coisas fora do que juntarem. Mas quando entendem que aquela gordura do òleo de cozinha é  que se acumula no ralo da pia e que ele polui os lençois de agua ou podem obter renda com retalho de tecido, elas começaram a se interessar."
Apelando para a valorização do orçamento domestico, Maria Cristina convenceu uma vizinha de que o dinheiro gasto em roupa para as filhas poderia ser reinvestido nelas mesmas, atendendo a outras necessidades."Mostrei que roupa não é um produto descartavel. Agora as filhas dela compram roupa umas duas vezes por ano. Com a economia, uma das meninas já pôde colocar aparelho nos dentes".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

.

[link=http://www.recados-animados.com] [/link] [b]Mais recados? http://www.recados-animados.com[/b]

O Analfabeto Politico.

O Analfabeto Politico.
O pior analfabeto é o analfabeto político. Ele não ouve, não fala, nem participa dos acontecimentos políticos. Ele não sabe o custo de vida, o preço do feijão, do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato e do remédio dependem das decisões políticas. O analfabeto político é tão burro que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia a política. Não sabe o imbecil que, da sua ignorância política, nasce a prostituta, o menor abandonado, e o pior de todos os bandidos, que é o político vigarista, pilantra, corrupto e lacaio das empresas nacionais e multinacionais. Bertold Brecht

RADIO ARTANA -Bom gosto e qualidade.