Contatos:

economiasolidariaempernambuco@yahoo.com.br

sexta-feira, 24 de junho de 2011

Encontro das Cooperativas do Nordeste Reúne 70 Empreendimentos em Recife

Fonte: Informativo UNICAFES - http://www.unicafes.org.br/noticia.php?id=294


 


Recife sedia a partir de hoje (20/06) o II Encontro das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária do Nordeste. Organizado pela Unicafes PE (União das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária de Pernambuco), o encontro reuniu cerca de 70 empreendimentos cooperativos de todos os estados da Região e mais representantes da Unicafes Nacional e outros ramos cooperativos organizados, como assistência técnica e crédito.
O objetivo do encontro é discutir estratégias para o fortalecimento e expansão do cooperativismo solidário na Região, além de antecipar as preposições da Região para o III Congresso Nacional do Cooperativismo Solidário que deverá ocorrer em julho, em Brasília. Além disso, a interação entre os três principais ramos cooperativos será umas das principais ações do encontro que proporcionará oficinas de discussão para avançar na organização das cooperativas em cada uma de suas áreas de atuação.
 “Ainda temos muito a caminhar. O ideal era termos a Unicafes constituída em todos os estados do Nordeste. Hoje estamos constituídos apenas na Bahia, Maranhão, Ceará, Rio Grande do Norte e Pernambuco. Nosso objetivo maior é o fortalecimento e a expansão das Unicafes nos estados que ainda não se organizaram. Já temos um trabalho de discussão em Sergipe, Alagoas e Paraíba e esperamos que a partir de hoje essas sementes possam germinar. Esperamos que as pessoas desses estados, que estão aqui, voltem para  suas cooperativas e mostrem as nossas experiências”, afirmou a presidente da Unicafes Pernambuco, Bárbara Lima.
A expectativa dos organizadores é que o Encontro possa fomentar o cooperativismo solidário na Região e principalmente nos estados onde a Unicafes não está constituída. Nas palavras de Bárbara, “é o momento de fazer acontecer. Precisamos dar atenção a todos os empreendimentos solidários da região, precisamos nos integrar e nos fortalecer juntamente. Fazer valer nosso papel e mostrar nossa importância no desenvolvimento social e econômico. Estamos integrados. Não somos um movimento isolado. Estamos integrados com MST, movimento sindical, economia solidária. Estamos inseridos nessas batalhas, pois nossos agricultores familiares e empreendedores solidários já estão ligados a outras lutas, que também são nossas lutas¨. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

.

[link=http://www.recados-animados.com] [/link] [b]Mais recados? http://www.recados-animados.com[/b]

O Analfabeto Politico.

O Analfabeto Politico.
O pior analfabeto é o analfabeto político. Ele não ouve, não fala, nem participa dos acontecimentos políticos. Ele não sabe o custo de vida, o preço do feijão, do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato e do remédio dependem das decisões políticas. O analfabeto político é tão burro que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia a política. Não sabe o imbecil que, da sua ignorância política, nasce a prostituta, o menor abandonado, e o pior de todos os bandidos, que é o político vigarista, pilantra, corrupto e lacaio das empresas nacionais e multinacionais. Bertold Brecht

RADIO ARTANA -Bom gosto e qualidade.