O objetivo do encontro é discutir estratégias para o fortalecimento e expansão do cooperativismo solidário na Região, além de antecipar as preposições da Região para o III Congresso Nacional do Cooperativismo Solidário que deverá ocorrer em julho, em Brasília. Além disso, a interação entre os três principais ramos cooperativos será umas das principais ações do encontro que proporcionará oficinas de discussão para avançar na organização das cooperativas em cada uma de suas áreas de atuação.
“Ainda temos muito a caminhar. O ideal era termos a Unicafes constituída em todos os estados do Nordeste. Hoje estamos constituídos apenas na Bahia, Maranhão, Ceará, Rio Grande do Norte e Pernambuco. Nosso objetivo maior é o fortalecimento e a expansão das Unicafes nos estados que ainda não se organizaram. Já temos um trabalho de discussão em Sergipe, Alagoas e Paraíba e esperamos que a partir de hoje essas sementes possam germinar. Esperamos que as pessoas desses estados, que estão aqui, voltem para suas cooperativas e mostrem as nossas experiências”, afirmou a presidente da Unicafes Pernambuco, Bárbara Lima.
A expectativa dos organizadores é que o Encontro possa fomentar o cooperativismo solidário na Região e principalmente nos estados onde a Unicafes não está constituída. Nas palavras de Bárbara, “é o momento de fazer acontecer. Precisamos dar atenção a todos os empreendimentos solidários da região, precisamos nos integrar e nos fortalecer juntamente. Fazer valer nosso papel e mostrar nossa importância no desenvolvimento social e econômico. Estamos integrados. Não somos um movimento isolado. Estamos integrados com MST, movimento sindical, economia solidária. Estamos inseridos nessas batalhas, pois nossos agricultores familiares e empreendedores solidários já estão ligados a outras lutas, que também são nossas lutas¨.
Nenhum comentário:
Postar um comentário