Contatos:

economiasolidariaempernambuco@yahoo.com.br

sábado, 5 de junho de 2010

Agroecologia e Economia solidária em debate na VIII SEMEIA


Agroecologia e Economia solidária em debate na VIII SEMEIA
04 de junho de 2010

oficina de agroecologia e economia solidria e VIII semeia afogados da ingazeira. Na tarde desta sexta-feira, (04/06/2010), agricultores (as), lideranças rurais e representantes de organizações sociais promoveram um debate sobre agroecologia e economia solidária. A atividade aconteceu no Salão Paroquial de Afogados da Ingazeira – Sertão do Pajeú (PE). Cerca de 30 pessoas participaram da ação com o propósito de conhecer experiências de agroecologia e traçar caminhos para estreitar as relações com a economia solidária.
O agricultor José Ivan da comunidade de Bom Sucesso – Tuparetama (PE), falou sobre a produção agreocológica que desenvolve há oito anos. Para ele, ter migrado do manejo convencional para a agroecologia foi a melhor decisão de sua vida. “ A agroecologia é a melhor forma de trabalhar no campo. Depois de um processo de experimentação, hoje consigo apurar R$ 250,00 livres das despesas e ainda garantir o equilíbrio da natureza para ter saúde e produzir sempre”.
Ivan é um dos agricultores parceiros da Diaconia que cultiva uma variedade de produtos em sua área. É grande a fartura de frutas, verduras, hortaliças e mudas nativas. Tanto trabalho despertou a curiosidade da participante Cláudia Rejane – Articuladora do Projeto Dom Helder que se interessou em saber mais sobre os resultados da experiência desenvolvida pelo agricultor. Ivan não pensou duas vezes em responder: “Como eu falei, a nossa renda é boa, graças a Deus e ainda contamos com alimento saudável todos os dias na mesa o que garante a nossa segurança alimentar. Isso é muito importante para a nossa qualidade de vida”.
Durante a roda de diálogo os participantes conheceram ainda as experiências da Associação de Agricultores e Agricultoras Agroecológicos do Sertão do Pajeú ( AASP) responsável pelas Feiras Agroecológicas dos municípios de Afogados da Ingazeira, Tabira, Tuparetama, São José do Egito e Carnaíba; do Grupo de Jovens da comunidade de Santo Antonio II que integra o Projeto Juventude, Arte e Cultura e o Grupo Viveiros Difusor de Mudas (VIDA), que produz e comercializa mudas nativas.
Uma das questões colocadas no centro dos debates é a necessidade de fortalecer a organização e gestão das experiências para ampliar a economia solidária, “nós precisamos aperfeiçoar as nossas experiências para fazer frente ao capitalismo que ainda é bastante dominante”. José Antonio – Agricultor de São do Egito (PE).
O Diretor do Sindicato Rural de São José do Egito, Bernardo Sena acredita que deve haver uma ação mais conjunta entre o movimento agroecológico e movimento da economia solidária, “ nossas experiências são iniciativas de economia solidária mas, a gente precisa fortalecer também o movimento da economia solidária para ganharmos mais apoio da sociedade”.
A Roda de Diálogo encerrou as atividades de formação política da VIII SEMEIA.

Texto extraido de www.diaconia.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

.

[link=http://www.recados-animados.com] [/link] [b]Mais recados? http://www.recados-animados.com[/b]

O Analfabeto Politico.

O Analfabeto Politico.
O pior analfabeto é o analfabeto político. Ele não ouve, não fala, nem participa dos acontecimentos políticos. Ele não sabe o custo de vida, o preço do feijão, do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato e do remédio dependem das decisões políticas. O analfabeto político é tão burro que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia a política. Não sabe o imbecil que, da sua ignorância política, nasce a prostituta, o menor abandonado, e o pior de todos os bandidos, que é o político vigarista, pilantra, corrupto e lacaio das empresas nacionais e multinacionais. Bertold Brecht

RADIO ARTANA -Bom gosto e qualidade.