FECOPE |
Foi realizado no dia 05/07 na UGT-PE (União Geral dos Trabalhadores de Pernambuco) na Rua da Concórdia em Recife, o encontro dos Círculos Operários Católicos. Que trouxe o tema “Avanços e Desafios do Trabalho Decente” que foi apresentado pelo Professor Felipe Moraes. O Encontro teve a presença de Empreendimentos Solidários de diversas regiões do estado de Pernambuco e representantes de diversas categorias sindicais. Foi debatida que a Economia Solidária possa ser o embrião deste processo para o trabalho decente. “A Economia Solidária é o que deve salvar o mundo e não só o pais”, comentou Maria da Paz (CTC Gravatá).
Entre muitas reflexões durante o encontro uma em especial chamou a atenção dos participantes: “Que economia estamos falando? Vivemos uma economia a serviço da vida ou vidas a disposição da economia?” Segundo José Carlos (UGT) “O Capitalismo é uma sociedade do espetáculo, do consumo descartável e do supérfluo”.
Foi apresentado o filme “A Historia das Coisas” antes dos trabalhos em grupos que discutiram o que é economia dominante e Economia Solidária. “Os empreendimento estão precisando mostrar o que fazem, precisam de estrutura de comercialização” segundo Bernadete da Casa da Mulher de Gravatá (Representante do FEPS-Agreste na Coordenação Estadual do FEPS-PE). Em debate sobre as ações para melhorar as qualificações dos empreendimentos argumentou Felipe Moraes: “Não dá mais para brincar de fazer tese para dar para as traças comerem”.
Após um lanche e apresentação final dos trabalhos o grupo fez a construção de uma frase coletiva para encerrar os trabalhos.
“A construção do conhecimento solidário através da linguagem gera aprendizado da dêsconstrução da economia NÂO solidária”.
Também nesta ocasião o Sr. Nivaldo Antonio dos Santos, presidente da FECOPE (Federação dos Círculos Operários de Pernambuco) agradeceu a presença de todos e pos a disposição o novo espaço da FECOPE na Rua da Matriz em Recife.
Nenhum comentário:
Postar um comentário