Contatos:

economiasolidariaempernambuco@yahoo.com.br

sábado, 16 de julho de 2011

Encontro dos Círculos Operários Católicos de Pernambuco Debate Economia Solidária Como Opção ao Trabalho Decente.

Fotos: Dayvson Barbosa

FECOPE


Foi realizado no dia 05/07 na UGT-PE (União Geral dos Trabalhadores de Pernambuco) na Rua da Concórdia em Recife, o encontro dos Círculos Operários Católicos. Que trouxe o tema “Avanços e Desafios do Trabalho Decente” que foi apresentado pelo Professor Felipe Moraes. O Encontro teve a presença de Empreendimentos Solidários de diversas regiões do estado de Pernambuco e representantes de diversas categorias sindicais. Foi debatida que a  Economia Solidária possa ser o embrião deste processo para o trabalho decente. “A Economia Solidária é o que deve salvar o mundo e não só o pais”, comentou  Maria da Paz (CTC Gravatá).
Entre muitas reflexões durante o encontro uma em especial chamou a atenção dos participantes: “Que economia estamos falando? Vivemos uma economia a serviço da vida ou vidas a disposição da economia?”  Segundo José Carlos (UGT) “O Capitalismo é uma sociedade do espetáculo, do consumo descartável e do supérfluo”.
Foi apresentado o filme “A Historia das Coisas” antes dos trabalhos em grupos que discutiram o que é economia dominante e Economia Solidária. “Os empreendimento estão precisando mostrar o que fazem, precisam de estrutura de comercialização” segundo Bernadete da Casa da Mulher de Gravatá (Representante do FEPS-Agreste na Coordenação Estadual do FEPS-PE). Em debate sobre as ações para melhorar as qualificações dos empreendimentos argumentou Felipe Moraes: “Não dá mais para brincar de fazer tese para dar para as traças comerem”. 
Após um lanche e apresentação final dos trabalhos o grupo fez a construção de uma frase coletiva para encerrar os trabalhos.
“A construção do conhecimento solidário através da linguagem gera aprendizado da dêsconstrução da economia NÂO solidária”.
Também nesta ocasião o Sr. Nivaldo Antonio dos Santos, presidente da FECOPE (Federação dos Círculos Operários de Pernambuco) agradeceu a presença de todos e pos a disposição o novo espaço da FECOPE  na Rua da Matriz em Recife.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

.

[link=http://www.recados-animados.com] [/link] [b]Mais recados? http://www.recados-animados.com[/b]

O Analfabeto Politico.

O Analfabeto Politico.
O pior analfabeto é o analfabeto político. Ele não ouve, não fala, nem participa dos acontecimentos políticos. Ele não sabe o custo de vida, o preço do feijão, do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato e do remédio dependem das decisões políticas. O analfabeto político é tão burro que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia a política. Não sabe o imbecil que, da sua ignorância política, nasce a prostituta, o menor abandonado, e o pior de todos os bandidos, que é o político vigarista, pilantra, corrupto e lacaio das empresas nacionais e multinacionais. Bertold Brecht

RADIO ARTANA -Bom gosto e qualidade.