Contatos:

economiasolidariaempernambuco@yahoo.com.br

sábado, 16 de julho de 2011

Casarão dos Pontos de Cultura no Festival de Inverno de Garanhuns 2011

Promovendo a Cidadania e a Diversidade Cultural

Durante o Festival de Inverno de Garanhuns 2011, a Rua José Mariano, 406, vai ser o endereço dos Pontos de Cultura de Pernambuco. Música, teatro, dança, literatura, mostras de vídeo, exposições fotográficas, oficinas e debates compõem a programação do Casarão dos Pontos de Cultura FIG 2011: Promovendo a Cidadania e a Diversidade Cultural, ação realizada pela Fundarpe com apoio da Rede dos Pontos de Cultura de Pernambuco, entre os dias 18 e 23 de julho, das 9 da manhã às 7 da noite.

A programação busca contemplar a diversidade dos mais de 150 Pontos de Cultura espalhados por todas as 12 regiões de desenvolvimento do estado, e está organizada em cinco eixos: Etnia e Cultura; Juventude e Cultura; Gênero, Cultura e Diversidade Sexual; Acessibilidade e Democratização da Cultura; Cidadania, Diversidade e Políticas Públicas de Cultura. O objetivo é não somente servir à divulgação da produção cultural das entidades, mas também propiciar um espaço de estímulo às interações estéticas e de discussão sobre as políticas públicas de cultura e seu papel na promoção da cidadania e da diversidade cultural, por meio de debates e palestras com representantes do governo e da sociedade civil.

As atividades do Casarão se iniciam no dia 18 de julho, com o Tecendo Redes, encontro regional dos Pontos de Cultura. A programação de abertura oficial da casa contará com um coquetel para convidados, o lançamento do filme “Velho Samba da Ilha”, realização do Ponto de Cultura Cine Raiz com direção de Chico Egídio, e a abertura das exposições fotográficas “Pontos de Cultura de Pernambuco” e “Fonofotografia: Mapas Sonoros e Fotográficos do Vale do Catimbau e Conceição das Crioulas”, projeto contemplado pelo Funcultura. No palco do Ponto das Artes, a apresentação musical fica por conta do Ponto de Cultura Espaço Artístico e Cultural do Samba de Véio, da Ilha do Massangano, em Petrolina.

Durante a semana, o Casarão sedia oficinas de Cinema de Animação, Capoeira, Teatro, Hip Hop e Break, selecionadas pela Fundarpe a partir de convocatória aberta aos Pontos de Cultura de Pernambuco. Serão realizadas também oficinas de formação direcionadas aos Pontos de Cultura e ao público em geral em áreas como vídeo, áudio, fotografia e streaming (transmissão de vídeo e áudio ao vivo pela Internet), além de uma oficina de rádio que será responsável por acompanhar toda a programação. Mostras de vídeo, performances artísticas e apresentações musicais diárias a partir das 17h completam a programação.

O Casarão dos Pontos receberá ainda uma cabine do Pernambuco na Memória: conte aqui sua história, que captará depoimentos de moradores de Garanhuns sobre a cidade. O objetivo da Diretoria de Patrimônio da Fundarpe, responsável pelo projeto, é compor, a partir da história oral da população, um mapa oral e visual de pertencimento dos moradores das 12 regiões de desenvolvimento do Estado de Pernambuco.

Em Pernambuco, a ação dos Pontos de Cultura está inserida no Programa Mais Cultura, gerido por meio de um acordo de cooperação técnica entre o Ministério da Cultura e a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe).

OFICINAS:

OFICINA DE FOTOGRAFIA
“Explorando a Luz Noturna”

Ponto de Cultura Pé-de-Serra: Formação, Circulação e Memória
Horário: 9h às 12h e 14h às 17h
Instrutor: Celso Costa
Nº de vagas: 20 Vagas
Jovens acima de 16 anos
*Preferência levar máquina digital

Tendo como referência fotos de casas noturnas com luzes instáveis, raios-laser, efeitos e nenhum estouro de flash, a oficina pretende quebrar o mito de que é necessária uma supermáquina ou um fotógrafo experiente para poder capturar fotos perfeitas. A ideia é mostrar que com uma simples point and shoot (máquina compacta), alguns cuidados e as técnicas certas de “enganação” da máquina, é possível realizar grandes trabalhos. Apesar de o principal componente da foto ser a luz, um ambiente noturno pode proporcionar uma riqueza de cores e efeitos. Seja para capturar uma bela vista noturna de uma cidade como Garanhuns, ou os aspectos mais complexos de uma apresentação musical.


OFICINA DE RÁDIO LIVRE


Ponto de Cultura Coco de Umbigada
Horário: 9h às 12h e 14h às 17h
Instrutor: Ricardo Ruiz
Nº de vagas: 20 Vagas
Jovens acima de 16 anos

A oficina de Rádio Livre tem como objetivo promover a formação de radiocomunicadores populares, com foco na produção e transmissão de uma rádio livre, incentivando a criação de novos veículos de comunicação mantidos e organizados por movimentos populares.  Os participantes da oficina colocarão seus conhecimentos em prática por meio da cobertura e divulgação das atividades do Casarão dos Pontos de Cultura e do Festival de Inverno de Garanhuns.


OFICINA DE CINEMA DE ANIMAÇÃO

Ponto de Cultura Cine Anima -  A Saga Audiovisual e Cidadania
Horário: 14h às 17h
Instrutor: Lula Gonzaga
Nº de vagas: 10
Poderão participar jovens na faixa etária de 15 a 25 anos.

Esta oficina de técnicas de Cinema de Animação tem foco na linguagem audiovisual como instrumento de preservação da nossa identidade cultural. Para tal oficina, um estúdio completo de desenho animado artesanal desmontável é transportado para o local onde as oficinas serão realizadas.
A oficina trabalha com as linguagens do audiovisual e do artesanato. O projeto tem o seu foco temático na história do nosso país, e, em especial, da região Nordeste, na Educação Patrimonial, Educação Ambiental e na Animação de Músicas.


OFICINA DE TEATRO
Quem sou eu? Quem somos nós?

Ponto de Cultura Sanfona Cultural – Pombos/PE
Horário: 14h às 17h
Instrutor: Romário Henrique
Nº de vagas: 30
Poderão participar adolescentes, jovens e adultos

Quem sou eu? Quem somos nós? Estas são as questões fundamentais da oficina, que tem o intuito de trabalhar questões de identidade e de provocar um estado de descobertas que propicia o desenvolvimento do ator enquanto ser social. Através da música, da dança regional, de jogos e dos acontecimentos do cotidiano, será trabalhada a experiência com o corpo, com a voz e a realidade em que os participantes estão inseridos. Dessa forma, a oficina deseja estimular possibilidades artísticas do fazer teatral que contribuam na melhoria do espaço onde se vive.


OFICINA DE CAPOEIRA

Ponto de Cultura Alcance ao Mundo Sensível – Recife/PE
Horário: 9h às 12h
Instrutor: Marcelo Furtado
Nº de vagas: 15
Poderão participar jovens e adultos.

Difundir a arte da capoeira como instrumento pedagógico e contribuir para sua preservação são os principais objetivos da oficina. Este trabalho visa despertar um diálogo entre a arte da capoeira e o público participante, através de aulas que vivenciarão a musicalidade, coordenação motora, ritmo, percepção, movimentos, história e tipos de capoeira.


OFICINA DE HIP HOP E BREAK
“A importância do Break e do DJ do Hip Hop no combate à violência”

Ponto de Cultura Eco da Periferia, Uma Cultura Viva – Recife/PE
Horário: 9h às 12h
Instrutor: Anderson Oliveira dos Santos
Nº de vagas: Break – 30 pessoas / DJ – 20 pessoas
Poderão participar jovens e adultos.

Nesta oficina, serão trabalhados conhecimentos básicos e técnicos em dois elementos do Hip Hop, o Break e o DJ, buscando através deles uma reflexão da vida na periferia a partir das experiências e da realidade dos jovens. O objetivo é expressar, fortalecer e valorizar a cultura de paz através da música e da dança. Após a oficina, serão realizadas rodas de break na área externa do Casarão, promovendo a integração entre os jovens que visitam o espaço.


OFICINA DE ÁUDIO

Pontão iTeia
Horário: 9h às 12h e 14h às 17h
Instrutor: Leonardo Guedes Alves de Oliveira   
Nº de vagas: 10 pessoas
Poderão participar jovens e adultos a partir de 16 anos com algum conhecimento prévio    

A oficina de Áudio propõe um apanhado geral sobre gravação, processamento e finalização de amostras de áudio, objetivando capacitar o oficinado a realizar a captura, edição e publicação dos resultados via internet. A parte prática da oficina consistirá na captura de shows realizados no Casarão dos Pontos, que serão trabalhados em sala de aula.


OFICINA DE VÍDEO

Pontão iTeia
Horário: 9h às 12h e 14h às 17h
Instrutor: Eduardo Lima e Dênis Ramos   
Nº de vagas: 10 pessoas
Poderão participar jovens e adultos a partir de 16 anos

Esta oficina tem a proposta de capacitar jovens e adultos na área de filmagem e edição de vídeo digital, abordando os conceitos e a linguagem utilizadas pelo mercado audiovisual. Os alunos também poderão vivenciar os conhecimentos adquiridos na prática trabalhando na cobertura audiovisual das atividades que acontecerão no Casarão dos Pontos de Cultura durante o Festival de Inverno de Garanhuns.


OFICINA DE STREAMING

Pontão iTeia
Horário: 9h às 12h e 14h às 17h
Instrutor: Daniel Luís Albuquerque da Silva
Nº de vagas: 10 pessoas
Poderão participar jovens e adultos a partir de 16 anos

Serão trabalhadas as ferramentas e conhecimentos necessários à transmissão de conteúdo de áudio e vídeo em plataforma livre, por meio da criação de uma rádio e de um canal de TV ao vivo pela internet. A meta é que, ao final da oficina, o aluno seja capaz de utilizar estas ferramentas para difundir o material produzido por sua entidade ou comunidade por meio de uma rádio web e de um canal ao vivo pela internet.


SERVIÇO

Casarão dos Pontos de Cultura FIG 2011: Promovendo a Cidadania e a Diversidade Cultural
Rua José Mariano, 406 – Centro – Garanhuns
18 a 23 de julho, das 9 da manhã às 7 da noite
Inscrições para oficinas: 15 e 18 de julho, das 9h às 17h, no Casarão dos Pontos de Cultura
Entrada gratuita

Nenhum comentário:

Postar um comentário

.

[link=http://www.recados-animados.com] [/link] [b]Mais recados? http://www.recados-animados.com[/b]

O Analfabeto Politico.

O Analfabeto Politico.
O pior analfabeto é o analfabeto político. Ele não ouve, não fala, nem participa dos acontecimentos políticos. Ele não sabe o custo de vida, o preço do feijão, do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato e do remédio dependem das decisões políticas. O analfabeto político é tão burro que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia a política. Não sabe o imbecil que, da sua ignorância política, nasce a prostituta, o menor abandonado, e o pior de todos os bandidos, que é o político vigarista, pilantra, corrupto e lacaio das empresas nacionais e multinacionais. Bertold Brecht

RADIO ARTANA -Bom gosto e qualidade.