Contatos:

economiasolidariaempernambuco@yahoo.com.br

sábado, 16 de julho de 2011

Casarão dos Pontos de Cultura no Festival de Inverno de Garanhuns 2011 - Programassão de palestras e debates.

Casarão dos Pontos de Cultura no Festival de Inverno de garanhuns
Rua José Mariano, 406 – Centro

Ação desenvolvida em parceria com a Rede dos Pontos de Cultura de Pernambuco,
que contará com oficinas, debates, mostras de vídeo, exposições fotográficas,
barracas de culinária de terreiro e apresentações artísticas. 

18/07

9h – Tecendo Redes – Encontro regional dos Pontos de Cultura

19h – Abertura do Casarão dos Pontos de Cultura – Coquetel, abertura das exposições fotográficas: “Pontos de Cultura de Pernambuco” e “Fonofotografia: Mapas Sonoros e Fotográficos do Vale do Catimbau e Conceição das Crioulas – exposição fotográfica e videoarte”, lançamento da ação “Pernambuco na Memória: Conte aqui a sua história” (em parceria com o Departamento de Patrimônio da Fundarpe), lançamento do filme “Velho Samba da Ilha” (realização do Ponto de Cultura Cine Raiz e direção de Chico Egídio) e apresentação musical do Grupo Samba de Véio (Ponto de Cultura Espaço Artístico e Cultural do Samba de Véio de Petrolina).

19/07

9h – Palestra: “Nova Estrutura do Ministério: Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural (SCDC)”- Fernanda Matos e Isabela Lucchesi (Minc)

9h às 12h e 14h às 17h – Oficinas: Linguagens, rádio livre, fotografia digital, áudio e vídeo.

14h às 17h – Ponto de debate: Cultura e Etnia: um olhar sobre as questões Quilombolas e Indígenas e suas relações com Pontos de Cultura. 
Debatedores: Valdo Alves - Ponto de Cultura Fulni-ô; Prfª. Drª. Vânia Fialho- UPE; Mário dos Santos - Ponto de Cultura Centro de Formação Musical e Danças Tradicionais (Sítio Estivas). Mediadora: Ceiça Axé – Ponto de Cultura Iroco
Mediadora: Ceiça Axé – Ponto de Cultura Iroco
Mostra do vídeo “Vista a minha pele”

17h – Ponto das Artes – Grupo de Dança do Sítio dos Tigres
18h – Ponto das Artes - Banda de Reggae Fulni-ô

20/07 

9h – Palestra: Gestão e Políticas de Cultura - Tarciana Portela e Mauro Lira

9h às 12h e 14h às 17h – Oficinas: Linguagens, rádio livre, fotografia digital, áudio e vídeo.

14h às 17h – Ponto de debate: Gênero, Cultura e Diversidade Sexual: Pontos de Cultura promovendo o Protagonismo Feminino e a Diversidade Sexual.

Debatedores: Remo Guedes – Ponto de Cultura Leões do Norte; Rildo Veras-   Assessor Especial para Diversidade Sexual; Ana Veloso – Centro das Mulheres do Cabo; Cristina Buarque – Secretaria da Mulher
Mediadora: Adrianna Figueiredo – Coordenadora Técnica dos Pontos de Cultura – PE/Fundarpe

17h – Ponto das Artes – Quadrilha Junina Adrenalina – Ponto de Cultura Recortes de Cultura e Identidades de Orobó.
18h – Ponto das Artes - Maracatu Coração Nazareno – Ponto de Cultura Engenhos dos Maracatus (Nazaré da Mata)                                                                                                                                    
21/07
 
9h – Palestra: “A experiência do Programa MAIS – Manifestações de Artes Integradas à Saúde” (Pontinho de Leitura – Projeto de extensão do CCS-UFPE) – Prof.ª Leniée Campos Maia – UFPE; Prof.ª Maria de Fátima Gaspar Pinheiro - UFPE

9h às 12h e 14h às 17h – Oficinas: Linguagens, rádio livre, fotografia digital, áudio e vídeo.

14h às 17h – Ponto de debate: Acessibilidade e Democratização da Cultura: A universalização do acesso a bens culturais para pessoas com deficiência.

Debatedores: Laura Gomes – Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos; Representante do SEAD; Telma Andrade - Ponto de Cultura Mudando a Vida com a Arte; Marco Bonachela – Ponto de Cultura Surdas Vozes Visuais.
Mediadora: Marla Derzi – Fundarpe
Mostra do vídeo curta-áudio descritivo “Casa dos Estranhos”, direção de Pablo Polo. 

17h – Ponto das Artes – Mestre Ferrugem- Ponto de Cultura Sertão Itaparica Mundo                                                                                                
18h – Ponto das Artes - Banda Segnos – Ponto de Cultura Mudando a Vida com a Arte

22/07

9h – Palestra: “Democratização da comunicação em Pernambuco – Os caminhos tomados pela TV Pernambuco” – Roger de Renor (TV Pernambuco); Ivan Moraes Filho (TV Pernambuco) 

9h às 12h e 14h às 17h – Oficinas: Linguagens, rádio livre, fotografia digital, áudio e vídeo.

14h às 17h – Ponto de debate: Juventude e Direitos Culturais: Pontos de cultura, Identidade Cultural e Construção cidadã

Debatedores: Félix Aureliano – Diretor de Formação da SECULT; Representante da Secretária de Juventude; Simão – Ponto de Cultura Circo Cidadania Vivendo Para o Destino de ser Mais – Escola Pernambucana de Circo; Dj Big - Ponto de Cultura Eco na Periferia - Pé no Chão.
Mediadora: Ana Paula Sá - Assessoria Técnica do Programa Mais Cultura- PE/Fundarpe

Mostra de vídeos produzidos por jovens de Pontos de Cultura

17h – Ponto das Artes – Em cena Cordel (Performance Poética com cordelistas, em parceria com a Coordenadoria de Literatura da Fundarpe); Intervenção de Hip Hop do Ponto de Cultura Eco na Periferia-  Break, Mc’s, Djs e Grafitte                                                                                               
18h – Ponto das Artes – Maracatu Estrela Brilhante do Recife (Ponto de Cultura Estrela Brilhante Fazendo Cultura)

23/07

9h – Ponto de debate: Diversidade, Cidadania e Políticas Culturais: Desafios e Questões para o Avanço das Políticas Públicas de Cultura no Brasil - Programa Cultura Viva 

    Debatedores: Roberto Peixe - Secretário de Articulação Institucional do Ministério da Cultura; Beto Silva – Secretário Executivo da Secretaria de Cultura do Estado de Pernambuco; Fabio Lima – Representante Regional do Ministério da Cultura; Emanuel Soares - Diretor de Gestão do Funcultura; Fabiano Santos - Representante da Rede.PE
Mediadora: Fabiana Jansen- Coordenadora do Programa Mais Cultura-PE (Fundarpe) 

14h – Apresentação dos produtos e atividades das oficinas
17h – Lançamento do vídeo “Coco de Improviso e A poesia correndo no Vento” (Realização Ponto de Cultura TECER-LAIA / Direção: Natália Lopes)
18h – Apresentação musical: Afoxé Ylê de Egbá (Ponto de Cultura Sankofa)

Um comentário:

  1. Quero de coração parabenizar essa moçada pelo brilhante e arduo trabalho que é fazer acontecer o trabalho dos pontos de cultura neste estado. É uma luta de desigualdades incriveis onde o coração e a alma são as moedas de troca para fazer e acontecer a cultura popular em nosso estado. Em meu passado artistico já senti muito o peso e a responsabilidade do que é fazer um evento deste porte e com tanta difersificação.
    Mas companheiros, senti a falta do tema Economia Solidária nos debates, esta que tanto apoia a formação dos pontos de culturas, das questões de etinia, da valorização dos saberes e da cultura em geral.
    Fica registrado esta falta, mas no demais só temos a dar os parabens a tod@s pela brilhante iniciativa dentro do FIG. Mais uma vez parabéns.

    Estaremos divulgando em nosso Blog: http://www.economiasolidariaempernambuco.blogspot.com/

    Artur Melo

    ResponderExcluir

.

[link=http://www.recados-animados.com] [/link] [b]Mais recados? http://www.recados-animados.com[/b]

O Analfabeto Politico.

O Analfabeto Politico.
O pior analfabeto é o analfabeto político. Ele não ouve, não fala, nem participa dos acontecimentos políticos. Ele não sabe o custo de vida, o preço do feijão, do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato e do remédio dependem das decisões políticas. O analfabeto político é tão burro que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia a política. Não sabe o imbecil que, da sua ignorância política, nasce a prostituta, o menor abandonado, e o pior de todos os bandidos, que é o político vigarista, pilantra, corrupto e lacaio das empresas nacionais e multinacionais. Bertold Brecht

RADIO ARTANA -Bom gosto e qualidade.