Contatos:

economiasolidariaempernambuco@yahoo.com.br

terça-feira, 2 de novembro de 2010

Selo - Como Identificar O Produto Orgânico no Mercado.




Fonte: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Para facilitar a identificação e dar mais garantia de qualidade dos produtos orgânicos, a legislação brasileira criou o Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade Orgânica (SISORG) No qual o Ministério da Agricultura passou a ser responsável por credenciar e fiscalizar as entidades que fazem a verificação se os produtos orgânicos que vão para o mercado estão de acordo com as normas oficiais.
Os produtos orgânicos que são acompanhados e aprovados por essas entidades credenciadas passam a utilizar o “Selo do SISORG”, que foi criado para facilitar a identificação dos produtos orgânicos no mercado.
Este selo já começa a ser usado este ano e, a partir de 2011, só poderão ir ao mercado os produtos orgânicos que estiverem com o selo, o que indica que sua produção está sendo acompanhada por uma entidade credenciada pelo Ministério doa Agricultura.
Outra maneira para o consumidor ter a garantia que o produtor é orgânico será conferido se o seu nome está incluído no Cadastro Nacional de Produtores Orgânicos, que estará disponível na página do Ministério da Agricultura, na internet.

Os Produtos Orgânicos Na Venda Direta Sem Certificação.

As feiras e pequenos mercados de produtores orgânicos são, cada vez mais, ótimas opções para coce comprar diversos produtos orgânicos, fresquinhos e diretamente do agricultor.
A legislação brasileira reconhece a importância dos laços de confiança estabelecidos diretamente entre produtores e consumidores no sistema de venda direta (sem intermediários). Esse tipo de mercado tem crescido com a ampliação do numero de feiras orgânicas e de produtores que fazem entrega em domicilio.
A partir de 1º de janeiro de 2011 todos os produtores que trabalham com venda direta sem certificação devem possuir a declaração de Cadastro de Produtor Vinculado a Organização de Controle Social (OCS). Esse cadastro é feito junto a superintendência Federal de Agricultura da unidade da federação onde o produtor está sediado e com isto garantimos a também a rastreabilidade desses produtos para os casos em que surjam dúvidas da sua qualidade orgânica.
ATENÇÃO: Nestes casos os produtos não terão o selo do Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade Orgânica.

Para mais informações:
- Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo (SDC);
- Departamento de Sistemas de Produção e Sustentabilidade (DEPROS);
-Coordenação de Agroecologia (COAGRE)

Esplanadas dos Ministérios,
Bloco D, 1º andar, sala 152 B
Telefones: (61) 32182413/3277
E-mail: orgânicos@agricultura.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

.

[link=http://www.recados-animados.com] [/link] [b]Mais recados? http://www.recados-animados.com[/b]

O Analfabeto Politico.

O Analfabeto Politico.
O pior analfabeto é o analfabeto político. Ele não ouve, não fala, nem participa dos acontecimentos políticos. Ele não sabe o custo de vida, o preço do feijão, do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato e do remédio dependem das decisões políticas. O analfabeto político é tão burro que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia a política. Não sabe o imbecil que, da sua ignorância política, nasce a prostituta, o menor abandonado, e o pior de todos os bandidos, que é o político vigarista, pilantra, corrupto e lacaio das empresas nacionais e multinacionais. Bertold Brecht

RADIO ARTANA -Bom gosto e qualidade.