Contatos:

economiasolidariaempernambuco@yahoo.com.br

terça-feira, 8 de maio de 2012

CRC Promove Aulas no Pró-Criança em Recife













As aulas de computação promovidas pelo Centro de Recondicionamento de Computadores do Recife (CRC), para os jovens acolhidos pelo Movimento Pró-Criança, este com sede no bairro dos Coelhos no Recife, começam hoje (17). A iniciativa amplia assim o acordo estabelecido entre a Faculdade Marista, que coordena o centro, e a organização social, que desde o ano passado firmaram convênio de cooperação. A perspectiva é que cerca de 50 beneficiados sejam atendidos pelo programa, que disponibilizará educadores do CRC para levar conceitos relacionados à área de informática, especificamente na área de manutenção e reciclo consciente de computadores e periféricos, aos jovens assistidos pelo pela instituição beneficente. 

“Propiciar a inclusão digital, através da irradiação de conhecimentos técnicos de informática, de forma empreendedora e sustentável, a jovens de segmentos menos assistidos da sociedade”, afirma Sávio França, coordenador do Centro de Recondicionamento, localizado no bairro de Dois Irmãos. O instituto, que este ano completa três anos de atuação no reaproveitamento de PCs e componentes para instituições menos assistidas, com atividades em quase toda a região Nordeste, com exceção da Bahia. O grupo disponibilizará alguns de seus ex-alunos, e agora educadores, entre eles, Fernando Marroquim e Jéssica Gomes, nas atividades de fomento ao conhecimento técnico-sustentável dentro do Movimento Pró-Criança.

Os jovens “difusores” da política aplicada pelo CRC atestam a importância do programa de capacitação promovido pela Faculdade Marista, em parceria com os Ministérios da Ciência e Tecnologia e das Comunicações, no sentido de fomentar o juízo de respeito pelo ambiente. Além de proporcionar uma formação técnica condizente com as exigências de mercado. “Desde que iniciei meus estudos no centro de recondicionamento do Marista, há dois anos, minhas perspectivas passaram a ser outras. Sempre me envolvi com tecnologia, porém depois que ingressei aqui, comecei a ver o potencial que a informática poderia ter no sentido de capacitar as pessoas para o mercado, e de forma consciente”, pontua Fernando, 22 anos.

Ele complementa que o centro contribuiu também para o desenvolvimento de uma noção de empreendedorismo, que hoje é exercida por ele em conjunto com outros quatro integrantes da escola de recondicionamento, através do portalwww.eccologin.com.br. O projeto, lançado no início deste ano, atua na propagação da ideia de economia solidária, baseado no reaproveitamento de equipamentos eletrônicos, e na socialização do conhecimento técnico, abordados durante a formação oferecida pelo centro.

No que concerne à parceria estabelecida com o Pró-Criança, as coordenadoras pedagógicas do Movimento, Camila e Betânia Pessoa, comentam que a cooperação com o instituto de ensino tecnológico é fundamental no desenvolvimento de uma metodologia de trabalho em TI. “A nossa proposta conjunta não só capacitará os jovens profissionais para atuarem na área, diante da efervescência das oportunidades de emprego no segmento no estado. Entretanto, procuraremos manter a perspectiva da solidariedade, já promovida por ambas instituições, e valorização não só do meio ambiente, mas do potencial de crescimento social desses menos assistidos”.
Por Weslley Leal, do DIARIODEPERNAMBUCO.COM.BR

Nenhum comentário:

Postar um comentário

.

[link=http://www.recados-animados.com] [/link] [b]Mais recados? http://www.recados-animados.com[/b]

O Analfabeto Politico.

O Analfabeto Politico.
O pior analfabeto é o analfabeto político. Ele não ouve, não fala, nem participa dos acontecimentos políticos. Ele não sabe o custo de vida, o preço do feijão, do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato e do remédio dependem das decisões políticas. O analfabeto político é tão burro que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia a política. Não sabe o imbecil que, da sua ignorância política, nasce a prostituta, o menor abandonado, e o pior de todos os bandidos, que é o político vigarista, pilantra, corrupto e lacaio das empresas nacionais e multinacionais. Bertold Brecht

RADIO ARTANA -Bom gosto e qualidade.