Contatos:

economiasolidariaempernambuco@yahoo.com.br

segunda-feira, 30 de abril de 2012

SOS Centro Ecopedagógico Bicho do Mato.

Amig@s, SOS Centro Ecopedagógico Bicho do Mato. 

 Recebemos hoje da 27 Vara Cível do Fórum de Recife, um Mandado de Imissão de Posse (vulgo ordem de despejo), onde teremos que desocupar o sítio em que vivemos e semeamos (duas familias com 4 crianças) e mais de 4 anos de trabalho continuo de ecopedagogia, permacultura, bioconstrução e economia solidária. Essa notificação (entregue hoje por oficial de justiça) nos dá o prazo de 10 dias para sairmos do espaço.
Nestes anos, realizamos inúmeras atividades mobilizando mais de 5 mil pessoas entre escolas, universidades, ongs grupos etc.

Somos um dos poucos espaços ativos e receptivos de educação ambiental vivenciada de Recife e Pernambuco e recuperamos neste tempo, mais de 3 hectares com o plantio e melhoria do solo, plantio de centenas de árvores da mata atlantica e consolidamos inúmeras tecnologias sociais visualizadas e aplicadas pelos grupos que aqui passaram. 

O sítio pertencia à família da minha companheira Kalinne Ribeiro e foi penhorado em 2003 pelo Banco do Nordeste por uma divida externa. Ocupamos o espaço em 2007 (4 anos foi o suficiente para completa degradação do sitio por abandono). O espaço estava completamente degradado. Levantamos, recuperamos e nos consolidamos como um espaço referencia conhecido nacionalmente. Fomos retomar o bem, dar vida, focar no uso socioambiental da propriedade privada ociosa. Foram quase 5 anos de pura dedicação e trabalhos de interesse público.

Houve um leilão (no inicio deste mês), não fomos comunicados e o sítio foi comprado por um membro da família do ex-advogado da causa, posseiro aqui da região que sabia da ação e da fragilidade do processo, não comunicando o leilão para a Ré (mãe de kalinne) descumprindo assim a lei que dá preferencia de compra a quem foi executado.

Neste momento estamos em uma situação desesperadora, com data marcada para policia retirar nossas familias e tudo o que realizamos nestes anos. A previsão para chegada da policia é dia 9 de maio.

A questão do Código Florestal é principalmente fundiária e a pressão que estamos sofrendo é fruto de interesses que não são consoantes com a preservação do patrimônio Socioambiental que estabelecemos aqui.

Pedimos encarecidamente o apoio através de cartas, comprovando nossas atividades, função socioambiental, educativa, consonante com a APA - Aldeia Beberibe, etc.

Solicitamos para quem tiver contatos políticos no Banco do Nordeste, que os acionem. A mídia também é importante nessa hora. Caso nossa força jurídica não consiga anular a execução, realizaremos uma mobilização gigantesca dia 9 para fazer frente a presença ostensiva policial na desocupação.

Tememos por tudo o que foi construído, principalmente os bens ambientais semeados, a cultura estabelecida, a segurança das nossas crianças e o futuro de iniciativas que sofrem este tipo de pressão. Precisamos com urgência de profissionais que possam fazer uma valoração dos bens ambientais no Bicho do Mato e sua função socioambiental dentro da APA. Isso ajudará muito no processo.

Um agravante é um casal de amigos que está vivendo na Ecocasa do Bicho do Mato, esperando um bebê, que será parido aqui de parto natural com previsão próximo a data da execução de despejo.

Cartas de associação, redes, grupos de estudos, órgãos do estado e empresas que foram parceiras nestes anos, são necessárias na soma deste caldo de solidariedade ao Ecocentro Bicho do Mato.

Precisamos das cartas o quanto antes pois até dia 4 de maio, entraremos com medidas jurídicas para buscar o embargo da execução.

Solicitamos que as cartas sejam enviadas ao email: ecocentrobichodomato@gmail.com

Se houver assinatura eletrônica melhor será. Infelizmente, devido à falta de logística, não poderemos pegar pessoalmente as cartas pois estamos em um turbilhão de demandas jurídicas além das crianças e do sítio que já nos exigem muito. Se alguém quiser entregar em mãos, estaremos aqui todos os dias em vigília.

Agradecemos em nome da família do Centro Ecopedagógico Bicho do Mato o apoio e estamos à disposição para receber sugestões e qualquer tipo de apoio neste momento tão delicado.

Por todas as nossas relações

Thomas Enlazador, Kalinne, Inti Cairé, Aman Terra e Aylinn 
 
Thomas Enlazador 
Educador Social e Gestor SócioEconômicoAmbiental 
Comitê Pernambucano para a Rio+20
Aldeia da Paz Rio+20 
        Centro Ecopedagógico Bicho do Mato
   81-9708-2686 (Tim-Pe)  Face Book (Thomas Enlazador) 
 
Amig@s, grato por todo o apoio e as dezenas de respostas em pouco tempo. Realmente todo o apoio faz-se necessário.
Muitos perguntas como ajudar, então vamos lá ao trabalho das formiguinhas revolucionária:
1- Ajudar na pesquisa de tudo o que foi citado do Bicho do Mato ao longo dos últimos 4 anos.
Como proceder na pesquisa: Inserir palavras chaves como: Centro Ecopedagógico Bicho 
do Mato, Ecocentro Bicho do Mato, Permacultura Recife, Pernambuco, Bioconstrução 
em Pernambuco, Ecopedagogia Bicho do Mato, Economia Solidária Bicho do Mato, 
Comunidade Bicho do Mato Recife e outros temas correlatos

Após a pesquisa, precisamos, para organizar nos autos do processo, organizar o clipping.
Para isso necessitamos que as citações sejam copiadas coladas em um documento .doc
e ou seja transformada em Pdf, de preferência com a data e local onde foi anunciado.

2- Mobilizar a mídia local, nacional e internacional fortalecendo a causa e alertando 
que uma comunidade com crianças, centro de educação ambiental e um projeto de interesse 
público, está sendo abruptamente retirado da terra através de leilão da terra (onde não fomos
avisados), promovido pelo Banco do Nordeste;

3- Articular e publicizar aos contatos políticos ligados ao Banco do Nordeste, projetos sociais,
ambientais, senadores, deputados, vereadores do Recife etc; 

4- Enviar cartas de apoio a ação; 

5- Ajudar na criação de uma campanha no Face, Twitter etc. #sosecocentrobichodomato

6- Reenviar o email para possíveis parceiros, organizações, cidadãs e cidadãos que possam
ajudar na mobilização


Agradecemos muito toda a corrente ! 
Estamos no TIm - 81 9708-2686 (24 hs por dia) 
Thomas Enlazador, Kalinne, Inti Cairé, Aman Terra e Aylinn 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

.

[link=http://www.recados-animados.com] [/link] [b]Mais recados? http://www.recados-animados.com[/b]

O Analfabeto Politico.

O Analfabeto Politico.
O pior analfabeto é o analfabeto político. Ele não ouve, não fala, nem participa dos acontecimentos políticos. Ele não sabe o custo de vida, o preço do feijão, do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato e do remédio dependem das decisões políticas. O analfabeto político é tão burro que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia a política. Não sabe o imbecil que, da sua ignorância política, nasce a prostituta, o menor abandonado, e o pior de todos os bandidos, que é o político vigarista, pilantra, corrupto e lacaio das empresas nacionais e multinacionais. Bertold Brecht

RADIO ARTANA -Bom gosto e qualidade.