A Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (ITCP) comemorou três anos de existência e realizou um dia especial de atividade na segunda-feira (23). Durante os três turnos, banners e videos sobre a economia solidária foram apresentados no hall térreo da Fafire.
Contudo a principal ação do dia foi a coleta de assinaturas para a Campanha pela Lei da Economia Solidária. Com o aumento do número de pessoas cuja fonte de renda é a Economia Solidária, onde inexiste a ideologia patrão-empregado, nem tem como base a competição em busca do lucro. Na Economia Solidária, a cooperação coletiva é a principal causa, no intuito de qualidade de vida para todos os envolvidos.
Atualmente, a legislação brasileira traz empecilhos para os profissionais da Economia Solidária: o Estado não reconhece os direitos ao trabalho associado e às organizações baseada na Economia Solidária, obstaculizando o acesso a financiamento público e outras ações na sociedade. O objetivo, portanto, da Campanha é a criação da pioneira lei que apóie as iniciativas dos trabalhadores solidários a partir do reconhecimento legal de sua profissão.
Na ocasião, a Equipe da Incubação Fafire esteve munida dos formulários e coletou assinaturas de todos aqueles que se identificam com a causa e desejam ajudar o segmento. Como registra o item VI do artigo 5º do texto da (possível) nova lei, a proposta é "democratizar e promover o acesso da economia solidária aos fundos públicos, aos instrumentos de fomento, os meios de produção e às tecnologias sociais necessárias ao seu desenvolvimento".
Nenhum comentário:
Postar um comentário