Contatos:

economiasolidariaempernambuco@yahoo.com.br

sábado, 28 de abril de 2012

Reunião Ampliada da Comissão Estadual Organizadora da V Plenária do FBES

Reunião Ampliada da Comissão Estadual Organizadora  da  V Plenária do FBES 
Data: 27/04/2012
Local : Casa da Mulher do Nordeste
Participantes: Graciete, Silvana, Nina, Sônia, Feliciano, Cristina e Dilce.

Pontos para  Pauta:
Projeto enviado para o governo do estado
Preparação para Plenária Estadual
Avaliação das Plenárias locais
Informes da reunião em Brasília de preparação da V Plenária.

O projeto foi elaborado pela comissão de trabalho composta por membros da comissão estadual organizadora e apresentado ao Conselho estadual de Economia solidária e entregue a Zafira.
Sônia apresentou algumas observações feitas a proposta apresentada pela comissão apontando a necessidade de fazer adequações.
As questões foram discutidas pelas presentes e encaminhada os ajustes e adequações de forma a apresentar novamente ao governo do estado. Dentre os ajustes foi definido que a referida proposta incluirá as passagens para Brasília da delegação de PE, das 37(19 empreendimentos, 09 assessorias e 09 gestores) pessoas  para V Plenária Nacional, de forma a garantir sua participação, uma vez que não há previsão do FBES para as passagens apenas para hospedagem e alimentação.
 O grupo responsável irá fazer os ajustes, socializará com o restante e será enviado para o governo do estado para ser analisado.
Foi analisado que é preciso cair em campo para viabilizarmos o restante da proposta, referentes aos demais itens como alimentação e hospedagem para 120 pessoas(100delegados(as) e 20 convidados(as), locação do local e outros.Há contatos já sendo feitos com a Fetape sobre o local em Carpina.
A  Plenária estadual está prevista para 20 horas e acontecerá nos dias 29,30 e 31 de Agosto de 2012 .
Foi ressaltado a importância da participação e mobilização das pessoas membros do FEPS, no sentido de fortalecer a construção coletiva e o posicionamento político do FEPS frente aos desafios apontados para V Plenária.
A Comissão estadual reconhece o esforço das pessoas que se colocaram nessa frente, mas afirma da insuficiência da participação do FEPS. Ficou acertado que a Comissão fará uma convocação do FPEs para participar da próxima reunião da Comissão de maneira a ampliar as frentes e fortalecer o trabalho que não é pequeno.

Sobre as Plenárias locais Pernambuco já realizou quase todas faltando apenas a plenária da Região Metropolitana, que acontecerá nos dias 22  e 23 de maio na FAFIRE/Recife.
Sobre a reunião nacional de preparação, foi avaliado pelas três pessoas representantes de PE que o encontro deixou a desejar na sua organização e metodologia, deixando as coisas um pouco soltas. O contexto é de muita fragilidade e dificuldades nos estados. Pernambuco é o único estado que realizou praticamente todas as plenárias locais. Foi analisado que perdemos com isso uma vez que o tempo foi corrido e muitas plenárias não cumpriram com o objetivo previsto.Certamente essa pressa se deu pelo fato de tentar conciliar com agenda das oficinas e recursos previstos no projeto do CFES. Vimos que poderemos pensar em fazer um momento de preparação das pessoas delegadas para  estadual e para nacional de maneira aprofundar mais as questões trazidas para V Plenária.
Na opinião de Graciete a V Plenária não deveria acontecer nesse ano de eleição de total fragilidade do FBES e dos FEES, mas segundo ela essa proposta não teve ressonância na reunião nacional.

Encaminhamentos Urgentes
A Comissão Estadual Organizadora precisa resgatar todos os relatórios das Plenárias Locais, assim como as fichas do CFES, lista de presença e lista das pessoas delegadas para a plenária Estadual.
Foi também citado a antecipação da realização da plenária do sertão do Pajéu ocasionando confusão de comunicação e problemas na sua execução. Foi feita apenas em um dia. Estamos aguardando o envio do relatório.

Não foi possível ser feito a avaliação das plenárias locais tendo em vista a ausência das pessoas responsáveis pela realização como também do CFES.
A Comissão irá entrar em contato com representante do Projeto Fundos Solidários Cristina ou Josele para discutir sobre seminário previsto no Recife de maneira a pensar na possibilidade de fortalecer a realização da Plenária estadual.
Foi agendado a próxima Reunião da Comissão Ampliada para o dia 18 de maio que deverá ser na FAFIRE, pois a sala da Casa da Mulher não estará disponível nessa data. Deve-se se garantir uma maior presença e envolvimento do FEPS para V Plenária pois as dificuldades são muitas.

Os objetivos dessa próxima reunião são:
Fechar a programação da plenária Estadual e definir convidados(as)
Definir apoios e recursos para Plenária estadual (balanço dos saldos das plenárias locais).
Apresentar a proposta ajustada para ser para ser apresentada para o governo estadual.
Definir alguns encaminhamentos para Plenária da RMR.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

.

[link=http://www.recados-animados.com] [/link] [b]Mais recados? http://www.recados-animados.com[/b]

O Analfabeto Politico.

O Analfabeto Politico.
O pior analfabeto é o analfabeto político. Ele não ouve, não fala, nem participa dos acontecimentos políticos. Ele não sabe o custo de vida, o preço do feijão, do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato e do remédio dependem das decisões políticas. O analfabeto político é tão burro que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia a política. Não sabe o imbecil que, da sua ignorância política, nasce a prostituta, o menor abandonado, e o pior de todos os bandidos, que é o político vigarista, pilantra, corrupto e lacaio das empresas nacionais e multinacionais. Bertold Brecht

RADIO ARTANA -Bom gosto e qualidade.