Contatos:

economiasolidariaempernambuco@yahoo.com.br

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Boletim I das ações para Sustentabilidade da VIII Bienal Internacional do Livro de Pernambuco

Car@s amig@s, estamos articulando algumas ações para minimizar os impactos gerados por este  evento de grande porte !

   A  VIII Bienal Internacional do Livro de Pernambuco adotou um modelo inovador para  gestão dos resíduos  gerados em eventos no estado de Pernambuco, replicando as ações bem sucedidas realizadas na Expoidea - 2010.

  O GIRO - Gestão Integrada de Resíduos , que está atuando em todo período da Bienal, já encaminhou até o quarto dia de evento 1,5 toneladas de resíduos recicláveis para os parceiros da ARO - Associação de Recicladores de Olinda e 0,5 toneladas de resíduos orgânicos retirados da praça de alimentação para compostagem no Centro Ecopedagógico  Bicho do Mato. A estimativa ao final do evento  é de destinar corretamente mais de 5 toneladas entre orgânicos e recicláveis durante os 10 dias de Bienal.

  Além disso, o evento  aposta em uma forma lúdica com as intervenções dos palhaços ecoeducadores, circulando  e interagindo com o público presente. Contamos ainda com a Recicleta, quemescla bicicleta com carroça, e recolhe com fins educativos os resíduos recicláveis da feira, e com o Carro Elétrico que expõe uma tecnologia limpa e sustentável para locomoção das pessoas. Peças  cedidas gentilmente pela SEMAS - Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco, para exposição na VIII Bienal  Internacional do Livro de Pernambuco.


  Outro destaque é a premiação dos stands com as melhores práticas sustentáveis que incluem critérios de avaliação que permeiam a cooperação com a gestão de resíduos gerados à utilização de papeis reciclados. A curadoria e avaliação será realizada pela SEMAM - Secretária de Meio Ambiente do Recife.

  Os visitantes da Bienal ainda têm a opção de comer um alimento  saudável e integral num dos stands no coração do evento, todo bioconstruído com bambu nativo e servindo gostosos lanches naturais e vegetarianos.

   Na  quarta feira dia 28, das 9 as 17 h, teremos um importante marco para o Estado com a realização do Seminário de Mobilização e Capacitação, promovido pelo Comitê Pernambucano para a Rio+20. As inscrições serão feitas no local e os participantes do evento, tem garantido também, sua entrada para a Bienal do Livro.  O Evento acontece no auditório da Ribeira.

A coordenação da Sustentabilidade da Bienal,  fica a cargo do Ambientalista e Gestor SocioAmbiental Thomas Enlazador e conta com o apoio de várias entidades governamentais, empresas e ongs. 
     
      Os eixos e as ações de sustentabilidade durante a VIII Bienal Internacional do Livro de Pernambuco incluem:
 
Recicleta
  • Giro
  • Recicleta
  • Carro Elétrico
  • Catadores
  • Ecoeducadores
  • Restaurante Bioconstruído com alimentação sustentável
  • Compostagem
  • Oficinas Ecoeducativas
  • Lançamentos de livros
  • Espaço de integração Expoidea
  • Certificados de Práticas Sustentáveis para Expositores
  • Coleta de óleo de cozinha 
  • Manual do expositor sustentável
  • Premiação de melhores práticas sustentáveis para expositores (standes)
  • Projeto de Extensão - Parceria com a Universidade Salgado de Oliveira -  UNIVERSO, em diagnóstico postural integrando tecnologia, meio ambiente e saúde.
  • Exposição do projeto de mapeamento dos Baobás no Brasil.

    Patrocinador Oficial da Sustentabilidade na Bienal: SEMAS- Secretária de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco. 
                                                                               

                                              Thomas Enlazador 

Educador Social e Gestor SócioEconômicoAmbiental 
        Centro Ecopedagógico Bicho do Mato

81-9708-2686       (Tim-Pe)  Face Book (Thomas Enlazador) 
http://www.iteia.org.br/textos/almanaque-de-praticas-sustentaveis

Nenhum comentário:

Postar um comentário

.

[link=http://www.recados-animados.com] [/link] [b]Mais recados? http://www.recados-animados.com[/b]

O Analfabeto Politico.

O Analfabeto Politico.
O pior analfabeto é o analfabeto político. Ele não ouve, não fala, nem participa dos acontecimentos políticos. Ele não sabe o custo de vida, o preço do feijão, do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato e do remédio dependem das decisões políticas. O analfabeto político é tão burro que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia a política. Não sabe o imbecil que, da sua ignorância política, nasce a prostituta, o menor abandonado, e o pior de todos os bandidos, que é o político vigarista, pilantra, corrupto e lacaio das empresas nacionais e multinacionais. Bertold Brecht

RADIO ARTANA -Bom gosto e qualidade.