Contatos:

economiasolidariaempernambuco@yahoo.com.br

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Manifesto por uma Conch@TIVA.


Descrição da Foto
Fonte: http://www.iteia.org.br/textos/manifesto-por-uma-conchtiva

Após um 2012 de ações estruturantes em sua sede, a Produtora Colabor@tiva.PE inicia o ano convidando coletivos, artistas e estudantes da UFPE para um movimento de ocupação cultural da Concha Acústica da Universidade Federal de Pernambuco – UFPE.

O ano de 2013 começa com muitas perspectivas para frequentadores do Campus da Universidade Federal de Pernambuco: A retomada das atividades na Concha Acústica.

As reformas na área externa e banheiros iniciadas em janeiro pela UFPE concluem a etapa de reestruturação deste espaço público começadas em 2012 pelos integrantes na sede do Centro Universitário de Cultura e Arte - CUCA Recife . 

O espaço fica em uma estrutura em formato de Iglu localizada entre a Concha Acústica e o Centro de Convenções da UFPE. Em agosto, após realizar as primeiras reuniões na nova sede, os coletivos integrantes da Colabor@tiva.PE iniciaram um movimento de mutirões semanais para reestruturação do espaço interno, incluindo a instalação de ar condicionado, bancadas, fiação elétrica e iluminação.

Aos sábados de julho a dezembro, integrantes de Pontos de Cultura, estudantes da UFPE, moradores do entorno, artistas e mestres somarão esforços nesta ação.

As atividades de reestruturação física contaram também com a participação do grupo de Robótica Livre e membros da Produtora Recife+ART, ambos ligados ao Centro de Recondicionamento de Computadores do Recife que integraram a Colabor@tiva.PE desde o ano passado. 

Em outubro de 2012 o Pontão iTEIA, projeto cultural do Instituto InterCidadania, recebeu do CRC Recife 10 computadores metareciclados, scanner e impressora. O equipamento irá contribui nas formações em Cultura Digital, cobertura colaborativa de eventos e prestação de outros serviços de audiovisual e produção audiovisual oferecidas pela produtora.

No fim de 2012 a proposta “Formação Colaborativa de Empreendimentos Criativos”, que sugere uma ocupação produtiva via realização de oficinas de capacitação em Cultura Digital, elaborada pela Colabor@tiva.PE, com a orientação do professor Paulo Cunha do Departamento de Comunicação da Universidade, foi aprovada no edital de Economia Criativa da UFPE para a oferta de um curso de extensão universitária.

O curso é dividido em 3 eixos temáticos: Audiovisual, Comunicação e Economia Solidária. O segmento de audiovisual oferece 4 módulos: (Filmagem, Edição e Finalização de Video, Gravação e Mixagem de Áudio, Fotografia e Tratamento de Imagens e Design Gráfico). Comunicação oferece 2 módulos: Jornalismo Colaborativo e Web Rádio, e o eixo de Economia Solidária traz o módulo de Gestão Colaborativa de Empreendimentos Criativos.

Os dois primeiros módulos terão duração de 3 meses tendo as aulas presenciais sendo realizadas na Concha Acústica da UFPE uma vez por semana e nos demais dias a realização de tarefas através de uma metodologia de ensino à distância. Já o de Economia Solidária será presencial e realizado no último mês de atividades envolvendo os participantes que concluíram as outras capacitações técnicas.
Os certificados do curso serão emitidos pela pró-reitoria de Extensão Universitária (PROEXT UFPE).

Cada formação terá 80 horas de duração com 20 vagas por módulo. As inscrições serão realizadas pelo site da Colaborativa.PE a partir do dia 30/01. A taxa de matrícula de R$ 40 inclui um CD com os Softwares Livres utilizados em sala de aula e a versão digitalizada do material didático de cada curso. Não serão cobradas mensalidades.
Até a quarta-feira de cinzas a Concha segue os mutirões para finalização da reforma interna e organização dos espaços de formação. 

Venha e participe!  Com sua arte a Conch@TIVA!

Produtora Colabor@tiva.PE
- Ponto de Cultura CUCA Recife (RECIFE)
- Ponto de Cultura Canal Capibaribe (RECIFE)
- Ponto de Cultura Coco de Umbigada (OLINDA)
- Ponto de Cultura Tecer / Laboratório Laia (CAMARAGIBE)
- Produtora Colaborativa Recife+ART (RECIFE)
- Pontão de Cultura Digital iTEIA (RECIFE)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

.

[link=http://www.recados-animados.com] [/link] [b]Mais recados? http://www.recados-animados.com[/b]

O Analfabeto Politico.

O Analfabeto Politico.
O pior analfabeto é o analfabeto político. Ele não ouve, não fala, nem participa dos acontecimentos políticos. Ele não sabe o custo de vida, o preço do feijão, do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato e do remédio dependem das decisões políticas. O analfabeto político é tão burro que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia a política. Não sabe o imbecil que, da sua ignorância política, nasce a prostituta, o menor abandonado, e o pior de todos os bandidos, que é o político vigarista, pilantra, corrupto e lacaio das empresas nacionais e multinacionais. Bertold Brecht

RADIO ARTANA -Bom gosto e qualidade.