Contatos:

economiasolidariaempernambuco@yahoo.com.br

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

CFES Nordeste - 01/2013


Prezad@s educador@s,


Segue anexa a essa mensagem circular esclarecendo a atual conjuntura de conveniamento do Centro de Formação em Economia Solidária do Nordeste. Favor replicar em suas redes, para quem possa interessar. Buscaremos manter tod@s informad@s sobre esse processo.


Saudações solidárias,


José Nunes da Silva
Departamento de Educação/UFRPE.
Núcleo de Agroecologia e Campesinato.
Centro de Formação em Economia Solidária do Nordeste (SENAES-MTE/UFRPE).



Prezadas educadoras, Prezados educadores,

Como é do conhecimento de tod@s vocês, em outubro de 2012, a SENAES/MTE aprovou o Projeto do Centro de Formação e Apoio a Assessoria Técnica em Economia Solidária do Nordeste (CFES-NE), para o triênio 2013-2015, enviado pela Universidade Federal Rural de Pernambuco.
Divulgado o resultado, passamos aos encaminhamentos necessários para a regulamentação do mesmo nas
diferentes instâncias da Universidade. Considerando que o CFES-NE foi apresentado por três departamentos
acadêmicos (Departamentos de Educação, Ciências Domésticas e Ciências Sociais), o projeto tem que ser
apresentado no Conselho Técnico Administrativo (CTA) de cada Departamento e, posteriormente, ser submetido ao Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) da Universidade. E isso é muito importante para dar visibilidade a educação em economia solidária na universidade.
Considerando a urgência da necessidade de aprovação, submetemos o processo ao CTA do Departamento de Educação ainda em dezembro de 2012 e encaminhamos ao CEPE para expedir portaria. A expedição de tal portaria garante-nos um documento que oficializa o convênio com a SENAES/MTE para a execução do CFES-NE. Por outro lado, como a execução do CFES-NE envolve a contratação de equipe técnica é preciso fazer um convênio, também com a Fundação Apolônio Salles (FADURPE). Tal fundação de apoio ao desenvolvimento da UFRPE, gerenciando os mais diferentes projetos aprovados pela Universidade. Nos últimos anos tem se intensificado as auditorias do Tribunal de Contas da União (TCU) junto a tais fundações, em todo o Brasil. Assim, desde dezembro, a FADURPE está passando por um destes processos de auditoria, o que tem impedido novos conveniamentos. Resultado: estamos ainda aguardando o desfecho interno para fazer o convênio entre a Fadurpe e a UFRPE.
Neste contexto, estamos trabalhando em duas vertentes buscando agilizar os trâmites burocráticos para iniciarmos as atividades planejadas para 2013:
1) Aprovar portaria no CEPE;
2) Formalizar convênio com a FADURPE.
Sabemos que isso tem repercussões no trabalho em cada coletivo estadual, mas foge à nossa competência. Essa situação demonstra o desafio para execução e consolidação de políticas públicas de Economia Solidária em nosso país. Esperamos até meados do mês de fevereiro termos encerrado estes trâmites e iniciar os trabalhos do CFESNE, nesta nova etapa (2013-2015). Pedimos a tod@s que busquem e continuem as estratégias para manter a mobilização local que fortaleça os processos educativos em Economia Solidária, já iniciados em cada estado, município, comunidade, empreendimento.


Saudações solidárias,
Recife, 20 de janeiro de 2013.

José Nunes da Silva
(Coordenador do CFES-NE/Departamento de Educação-UFRPE)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

.

[link=http://www.recados-animados.com] [/link] [b]Mais recados? http://www.recados-animados.com[/b]

O Analfabeto Politico.

O Analfabeto Politico.
O pior analfabeto é o analfabeto político. Ele não ouve, não fala, nem participa dos acontecimentos políticos. Ele não sabe o custo de vida, o preço do feijão, do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato e do remédio dependem das decisões políticas. O analfabeto político é tão burro que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia a política. Não sabe o imbecil que, da sua ignorância política, nasce a prostituta, o menor abandonado, e o pior de todos os bandidos, que é o político vigarista, pilantra, corrupto e lacaio das empresas nacionais e multinacionais. Bertold Brecht

RADIO ARTANA -Bom gosto e qualidade.