Contatos:

economiasolidariaempernambuco@yahoo.com.br

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Encontro Territorial de Fundos Solidários Revela Diversidade e Riqueza das Experiências.

Fonte: BOLETIM ESPECIAL Os Fundos Solidários no Território de Pesqueira, Pernambuco (Fundação Grupo Esquel Brasil).


Cinquenta e uma pessoas participaram do Encontro Territorial de Fundos Solidários da Região de Pesqueira/PE, realizado nos dias 29 e 30 de setembro no município de Arcoverde/PE. O evento foi patrocinado pelo Projeto Fundos Solidários Nordeste (PFSNE) e organizado pelas equipes técnicas do Centro Diocesano de Apoio ao Pequeno Produtor - CEDAPP, Projeto Vencer Juntos e Cáritas Diocesana e Regional de PE.
Participaram do encontro gestores de fundos solidários, lideranças de associações comunitárias, agricultores, trabalhadores de empreendimentos solidários, artesãos e técnicos de entidades de apoio de sete municípios e 15 comunidades da região para uma oficina de intercâmbio e articulação sobre a temática de Fundos Solidários.
No primeiro dia do evento, os participantes socializaram suas práticas, dificuldades e resultados. As apresentações das experiências mostraram a grande diversidade e riqueza dos FS da região: a maioria dos fundos é comunitário, outros são regionais, e as práticas solidárias vão desde repasse de animais e sementes, prestação de serviço em mutirões até devolução em dinheiro.
Adicionar legenda
O depoimento da Comunidade Angélica, Município de Buíque, exemplifica bem como os Fundos Solidários transformaram a realidade econômica e social das comunidades. Com muita criatividade as mulheres da comunidade apresentaram os resultados em forma de poesia e teatro. Falaram da superação da desnutrição das crianças com o leite das cabras repassadas pela Pastoral da Criança; da melhoria na segurança alimentar com a horta; do acesso à água e saneamento com as cisternas e os banheiros secos viabilizados com apoio do CEDAPP; do aumento na renda familiar com os projetos de criação de bovinos viabilizados com apoio do Projeto Vencer Juntos e da melhoria nas casas a partir dos mutirões entre vizinhos. Também citaram o Torneio de Leite, que já virou tradição na comunidade Laje do Carrapicho, município de Alagoinha/PE.
Além das mudanças produtivas promovidas nas comunidades, os FS também contribuíram para a organização e desenvolvimento da cidadania entre os participantes dos Fundos, assim como o aumento na participação e autoestima das mulheres. Em consequência disso, as comunidades deixaram de aceitar projetos oferecidos por políticos para fins eleitorais, e buscam o diálogo com o poder público a partir de um diagnóstico participativo de suas necessidades. E o patrimônio próprio construído com as contribuições aos fundos rotativos viabiliza os projetos selecionados como prioridade pelas associações comunitárias.
No segundo dia de encontro, os participantes refletiram sobre políticas públicas e sobre a oportunidade de promover ações conjuntas. Entre os encaminhamentos acordados, destacam-se a realização de uma oficina promovida pelo Centro de Formação em Economia Solidária - CFES sobre gestão de fundos solidários; encontros entre as equipes das diferentes entidades de apoio para realizar um planejamento integrado de suas ações; intercâmbios entre fundos comunitários em nível de municípios e elaboração de uma agenda para dialogar com o poder público. As entidades de apoio assumiram o compromisso de se engajar na Campanha de assinaturas para a emenda popular do Projeto de Lei da Economia Solidária.
A Gerente de Empreendedorismo e Economia Solidária da Secretaria de Trabalho de Pernambuco, Zafira Peixoto, saiu do Encontro impressionada com o nível de organização dos FS da região Pesqueira e garantiu articular uma audiência entre as entidades de apoio aos FS no Estado e a Secretaria Executiva de Fomento a Economia Solidária para dialogarem sobre o apoio do Governo Estadual aos FS.
Para a integrante do Comitê Gestor Nacional dos Fundos Solidários, Barbara Schmidt Rahmer, o encontro foi impressionante, principalmente pelo grande número, a riqueza e a diversidade das práticas de Fundo Solidário na Diocese de Pesqueira. “A experiência daqui merece ter a mesma visibilidade que os fundos solidários da Paraíba ou da região de Bonfim/Bahia, que costumamos citar como referência. O que faltou até agora, porém, foi a articulação entre as experiências e uma maior conscientização política. Esperamos que este encontro possa ser um primeiro passo para dar essa visibilidade e construir essa articulação. Quem sabe, o próximo vídeo sobre fundos solidários será filmado na região Pesqueira”, ressaltou Schmidt.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

.

[link=http://www.recados-animados.com] [/link] [b]Mais recados? http://www.recados-animados.com[/b]

O Analfabeto Politico.

O Analfabeto Politico.
O pior analfabeto é o analfabeto político. Ele não ouve, não fala, nem participa dos acontecimentos políticos. Ele não sabe o custo de vida, o preço do feijão, do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato e do remédio dependem das decisões políticas. O analfabeto político é tão burro que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia a política. Não sabe o imbecil que, da sua ignorância política, nasce a prostituta, o menor abandonado, e o pior de todos os bandidos, que é o político vigarista, pilantra, corrupto e lacaio das empresas nacionais e multinacionais. Bertold Brecht

RADIO ARTANA -Bom gosto e qualidade.