Contatos:

economiasolidariaempernambuco@yahoo.com.br

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

População de Caruaru terá inédito Conselho de Segurança Alimentar

Fonte: http://www.tribunape.com.br/materia07.htm
Colaboração: Anna Paula Nascimento.

Órgão irá promover hábitos de alimentação saudáveis e o combate à fome e à desnutrição.
A partir de agora, Caruaru está habilitada a receber recursos do Governo Federal para a implantação de políticas públicas de combate à fome e à desnutrição. Isso se tornou possível graças à instalação, na última terça-feira, 8, do Conselho Municipal de Segurança Alimentar (Consea). O orgão se propõe a adotar ações que garantam à população acesso à alimentação de qualidade, em quantidade suficiente e de caráter permanente. A atuação do Conselho será integrado às secretarias de Assistência Social, Educação, Saúde e Agricultura.

De acordo com Martha Melo, secretária de Políticas Sociais da Prefeitura de Caruaru, um dos principais ganhos para o município será a criação de uma cozinha comunitária, que irá proporcionar às populações de baixa renda acesso à alimentação de qualidade. Para tanto, o Consea pretende firmar convênio com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), responsável pela seleção dos municípios interessados em participar do programa. “Sem a formação do Conselho de Segurança Alimentar, não poderíamos pleitear verbas para esse fim”, avaliou Martha Melo.

O conselho já está funcionando na sede da Secretaria de Políticas Sociais (Rua Armando da Fonte, 197, Maurício de Nassau). Também por meio dele, esclareceu Martha Melo, será possível fazer compra direta – sem a intervenção de atravessadores ou a burocracia de licitações - de gêneros alimentícios aos pequenos produtores integrados ao Programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar (PAA), beneficiando, ao mesmo tempo, os trabalhadores rurais.

As ações do Consea irão se refletir, ainda, entre os estudantes da rede municipal de ensino. Segundo a nutricionista e conselheira do Consea, Maria Cristiane Vilela, chefe de divisão de controle alimentar da Secretaria de Educação “Já existem dentro das escolas atividades pedagógicas que tratam da importância da educação nutricional e isso será reforçado com o apoio do Conselho, que terá abertura para sugerir estratégias de propagação de hábitos alimentares saudáveis para os alunos. Estes, por sua vez, irão disseminar o que aprenderam em sua casa e sua comunidade”, detalhou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

.

[link=http://www.recados-animados.com] [/link] [b]Mais recados? http://www.recados-animados.com[/b]

O Analfabeto Politico.

O Analfabeto Politico.
O pior analfabeto é o analfabeto político. Ele não ouve, não fala, nem participa dos acontecimentos políticos. Ele não sabe o custo de vida, o preço do feijão, do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato e do remédio dependem das decisões políticas. O analfabeto político é tão burro que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia a política. Não sabe o imbecil que, da sua ignorância política, nasce a prostituta, o menor abandonado, e o pior de todos os bandidos, que é o político vigarista, pilantra, corrupto e lacaio das empresas nacionais e multinacionais. Bertold Brecht

RADIO ARTANA -Bom gosto e qualidade.