Contatos:

economiasolidariaempernambuco@yahoo.com.br

domingo, 24 de outubro de 2010

Seminário Discute Desenvolvimento da Zona da Mata de Pernambuco



Fonte: CENTRO SABIÁ- ASSESSORIA DE IMPRENSA - Catarina de Angola -81 3223.7026 / 9661.7405


Encontro discutirá os impactos no meio ambiente causados pelo modelo de desenvolvimento adotado na região. Nele também será apresentado estudo sobre o programa de ATES.

Na próxima terça-feira, dia 26, os problemas e catástrofes ambientais que têm marcado a vida da população da Zona da Mata de Pernambuco serão debatidos no seminário Desenvolvimento e Mudanças Climáticas na Zona da Mata de Pernambuco, que acontecerá a partir das 9h, no auditório da CNBB, no Recife. O encontro é uma realização das organizações Centro Sabiá, Fase Pernambuco e Diaconia, apoiado pela Oxfam, KFW, Projetos Demonstrativos (PDA) e Ministério do Meio Ambiente (MMA). A atividade contará com a presença de organizações governamentais e não governamentais, movimentos sociais, universidades e agricultores e agricultoras de municípios da Zona da Mata Sul de Pernambuco.
O seminário será mais uma oportunidade de discutir os impactos no meio ambiente sofridos pela região, as estratégias de fortalecimento da agricultura familiar agroecológica e o modelo de desenvolvimento que vem sendo adotado na Zona da Mata. O encontro também pretende apontar referenciais e estratégias que devem orientar as ações públicas para o desenvolvimento sustentável da região e do estado de Pernambuco.
Serão discutidos O modelo de Desenvolvimento da Zona da Mata e as Mudanças Climáticas, por Evanildo Barbosa, da FASE Nacional; o Contínuo urbano-rural e implicações para o projeto de desenvolvimento, por Aldo Santos, do Centro Sabiá; e O Urbano e o Rural: Continuidades e descontinuidades na Zona da Mata, pelo professor Jan Bitoun, pesquisador da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
No seminário também serão apresentados os resultados do estudo sobre os impactos do Programa de Assistência Técnica, Social e Ambiental à Reforma Agrária (ATES) em cinco assentamentos rurais da Zona da Mata de Pernambuco. O estudo foi realizado pelo Centro Sabiá e pela Fase Pernambuco, entre anos de 2009 e 2010, nos municípios de Ribeirão, Rio Formoso, Tracunhaém, Pombos e Palmares.
O estudo analisou o impacto do programa de ATES no desenvolvimento sustentável dos assentamentos, na adoção de práticas agroecológicas de produção, na preservação da biodiversidade e sua contribuição para a garantia das Áreas de Preservação Permanente – APP’s e de Reserva Legal.

“A ideia de apresentar esse estudo no seminário é pra que a gente possa articular uma reflexão conjunta sobre os resultados. De como o programa tem sido implementado e de como os agricultores e assentados rurais tem se apropriado ou não dos conceitos e da visão que o programa traz, pra mudar sua forma de trabalhar a terra, pra mudar sua forma de lida com o campo e com as atividades rurais”, explica Alexandre Henrique Pires, coordenador das atividades do Centro Sabiá na Zona da Mata.

O que é o ATES – o Programa de Assistência Técnica, Social e Ambiental à Reforma Agrária (ATES) tem o objetivo de assessorar técnica, social e ambientalmente famílias assentadas da reforma agrária. O recurso financeiro do programa é disponibilizado pelo Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA), do governo federal, e coordenado pela superintendência regional do Instituo Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA). O ATES é executado por empresas de assessoria técnica ou cooperativas prestadoras de serviços técnicos ligadas aos movimentos sociais.

Serviço:
O que: Seminário Desenvolvimento e Mudanças Climáticas na Zona da Mata de Pernambuco
Quando: Terça-feira, 26 de outubro, a partir das 9h.
Onde: CNBB - Rua Dom Bosco, 908, Boa Vista, Recife/PE

Outras informações:
Alexandre Henrique Pires – coordenador das atividades na Zona da Mata /Centro Sabiá
Fone: (81) 9615.1903

Nenhum comentário:

Postar um comentário

.

[link=http://www.recados-animados.com] [/link] [b]Mais recados? http://www.recados-animados.com[/b]

O Analfabeto Politico.

O Analfabeto Politico.
O pior analfabeto é o analfabeto político. Ele não ouve, não fala, nem participa dos acontecimentos políticos. Ele não sabe o custo de vida, o preço do feijão, do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato e do remédio dependem das decisões políticas. O analfabeto político é tão burro que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia a política. Não sabe o imbecil que, da sua ignorância política, nasce a prostituta, o menor abandonado, e o pior de todos os bandidos, que é o político vigarista, pilantra, corrupto e lacaio das empresas nacionais e multinacionais. Bertold Brecht

RADIO ARTANA -Bom gosto e qualidade.