Contatos:

economiasolidariaempernambuco@yahoo.com.br

sábado, 16 de março de 2013

RELATO DA REUNIÃO DO FEPS-RMR 11 DE MARÇO DE 2013




RELATO DA REUNIÃO DO FEPS-RMR 11 DE MARÇO DE 2013

No dia 11(onze) de março de 2013, na Faculdade Frassinetti do Recife – FAFIRE, deu início ás 9:45 a reunião mensal do Fórum de Economia Solidária da Região com a seguinte pauta:
1. Projeto Reutilize (Sônia Leal - Amne)
2. FENEARC - Camaragibe
3. Propostas para o FEPS-PE
4. Eleição da Nova Coordenação do FEPS-RMR
5. Informes

Foi combinado dar início com os informes:
Cabotan (NACE) – Sobre o Projeto da Incubadora Pública; no momento não se sente nem Prefeitura da Cidade do Recife, nem Instituto Solidarie. Explica que é um projeto que tem um NOME, mas devemos puxar para nós da ECOSOL, está tudo parado mesmo estando na equipe técnica não sabemos nada e questiona qual o papel da Prefeitura? É SER ou ESTAR? Ver como uma questão política. Aqui em Pernambuco temos 5(cinco) projetos que o Fórum deve acompanhar. 

Beatriz (RECICLARTE) – Esteve com a Professora (Design) Ana Emília da UFPE, conversou sobre a possibilidade de disponibilizar um espaço para comercialização da ECOSOL como expansão da ESCOES que já funciona na UNICAPE. A professora se mostrou interessada e achou positivo. A atual comissão da ESCOES em reunião sugeriram que o FEPS-RMR se envolvesse neste processo e não perdesse o foco. Cabotam completa que não adianta expandir sem antes fortalece e qualificar o espaço que já existe.

Nina (RMPP) – No dia 22 de maio na assembleia legislativa de Pernambuco, está marcado para acontecer a audiência pública sobre Finanças Solidária, tem uma comissão que está organizando este evento, a participação será limitada devido ao espaço, mas em breve passaremos mais informações sobre o assunto.

Artur (Artana e Cia) – Homenagem as mulheres.
FESP-PE - faz a leitura da proposta de pauta para a plenária estadual de 03 a 05 de abril em Lagoa de Itaenga – PE.

FENEARC – Camaragibe
Nina (RMPP) – Fala sobre o evento e a importância de mostrar a cara da ECOSOL neste espaço. O GT de Produção, Comercialização e Consumo se reuniram para discutir este assunto e outros relacionados. Temos como foco a QUALIDADE E IDENTIDADE de tudo que envolve a produção, comercialização e consumo para que os EES se qualifique sem perder os princípios da ECOSOL. Apresentou os critérios para participação da FENEARC baseado nos princípios orientadores que já existe. Este documento foi aprovado pela plenária e será divulgado junto com a ficha de inscrição do evento. Trás a ideia de utilizar as sacolas de papel e TNT produzidos pelo grupo produtiva da AMNE com um valor simbólico. Houve questionamentos, pois alguns acham que deve usar as próprias sacolas. (Kaline,Lourdes e outros que não anotei os nomes) Dilce critica o uso de sacola em TNT com a logomarca do Fórum, foge dos nossos princípios, pois o TNT é um material sintético e tão agressivo quanto plástico, acha que devemos evitar mas se usar que seja sem a logo do Fórum.
Sônia Leal - A AMNE vai doar as sacolas e vai cobrar o valor de R$ 0,50 (CINQUENTA CENTAVOS) para custear as impressões. Desta forma a maioria concorda. 
Nina - Propõe a criação de uma comissão para organização, pois é uma proposta aclamada na reunião de janeiro de 21013 em Itamaracá. Que aconteça um rodízio nas comissões para maior envolvimento de todos nesses trabalhos.
Artur - Propõe que o próprio GT acompanhe esta comissão.

COMISSÃO para II FENEARC 2013
• Isabel (EES- Ponto de Convergência)
• Kalinne (EES – Kalinnes artes)
• Beatriz (EES – Reciclarte )
• Nina (EES – Rede de Mulheres Produtoras do Paulista – RMPP).
• GT- Produção, Comercialização e Consumo.

Projeto Reutilize – Sônia Leal

O projeto foi apresentado por Sônia Leal em seguida o debate:
Artur (Artana e Cia) – Questiona o termo “extrema pobreza” acha o termo discriminativo, sobre os catadores este termo “E e OU” com isso alguém sai perdendo. Sobre a viabilidade mercadologica acha que deve incluir também viabilidade econômica e concorda também que os grupos tenham autonomia. E inserir o grupo na cadeia produtiva. Quanto ao termo “guarda chuva” usado por Sônia em sua fala melhor usar ASSESSORIA que é o papel da AMNE.

Dilce (GAESC) – “Acho que este projeto está atrasado, o governo que colocar incineradores”. Ver dois problemas: Primeiro que a ótica da agenda 21 não existe mais; segundo que as comunidades estão desarticuladas é um desafio articular as comunidades. “Não adianta fazer um projeto como este sem participar dos espaços de discussão que envolve o tema”.

Beatriz (Reciclarte) – Acha que o óleo é reciclado e não reutilizado. A viabilidade econômica deve ficar claro no projeto. Acredita que quando o projeto estiver em andamento o Governo pode se inteirar mais.

Vani (SINDARE) – Se preocupa com o envolvimento dos grupos independente do governo. Se os governos não apoiarem, como fica o município? 
Sônia - As comunidades se organizam e articulam com as instituições locais e moradores.

Vani - Ver como desafio este projeto; enquanto representante dos artesãos vou me empenhar para sensibilizar a participação dos artesãos neste projeto.

Aline – o período de um ano é pouco para este projeto. 

TARDE

Propostas para o FEPS-PE
Cabotan – Acompanhar os projetos para contemplar os EES, ver o que tem em comum nestes projetos para fortalecer a ECOSOL. Propõe a criação de um conselho gestor para acompanhar.
Artur - Concorda com Cabotam que o Fórum acompanhe os projetos. 

ELEIÇÃO DA NOVA COORDENAÇÃO

Artur apresenta a coordenação anterior de 07.01.2010 e a metodologia já divulgada para esta eleição. 
Uma lista de presença específica para este momento foi passada.
Foram eleitos por aclamação.
Titulares
EES – Rede de Mulheres Produtora de Paulista – Paulista (Nina Silva)
EES – Artana e Cia – Recife – (Artur Melo)
Suplentes
EES- Arte dos Sonhos – Paulista (Alisanja Palmeira).
EES- Mãos que Transforma – recife (Jaciléa Bomfim).
Titulares
EAF – Associação de Mulheres Nova Esperança – AMNE (Sônia Leal).
EAF – Incubação FAFIRE (Karla Lorena).
Não houve presença de Gestores públicos e na sua falta foi aclamada uma segunda Entidade de Apoio e Fomento, neste caso a Incubação/FAFIRE.

Aclamados pela plenária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

.

[link=http://www.recados-animados.com] [/link] [b]Mais recados? http://www.recados-animados.com[/b]

O Analfabeto Politico.

O Analfabeto Politico.
O pior analfabeto é o analfabeto político. Ele não ouve, não fala, nem participa dos acontecimentos políticos. Ele não sabe o custo de vida, o preço do feijão, do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato e do remédio dependem das decisões políticas. O analfabeto político é tão burro que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia a política. Não sabe o imbecil que, da sua ignorância política, nasce a prostituta, o menor abandonado, e o pior de todos os bandidos, que é o político vigarista, pilantra, corrupto e lacaio das empresas nacionais e multinacionais. Bertold Brecht

RADIO ARTANA -Bom gosto e qualidade.