Contatos:

economiasolidariaempernambuco@yahoo.com.br

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Adiamento da Reunião FEPS-Recife



A pedido do Secretário, Sr. Antônio Alexandre, estamos comunicando o adiamento da reunião com os representantes da Coordenação Provisória do Fórum Municipal de Economia Popular Solidária, agendada para o próximo dia 30/01/2013, às 10h, tendo em vista que ainda está em andamento o processo de escolha dos novos Gestores desta Secretaria, designados para acompanharem as Políticas Públicas de Economia Popular Solidária e também por estarmos com uma grande demanda de atividades no carnaval, sendo oportunamente informada uma nova data.
Sem mais no momento.

Gerência de Economia Popular Solidária
Secretaria de Desenvolvimento e Planejamento Urbano
Prefeitura do Recife     

Manifesto por uma Conch@TIVA.


Descrição da Foto
Fonte: http://www.iteia.org.br/textos/manifesto-por-uma-conchtiva

Após um 2012 de ações estruturantes em sua sede, a Produtora Colabor@tiva.PE inicia o ano convidando coletivos, artistas e estudantes da UFPE para um movimento de ocupação cultural da Concha Acústica da Universidade Federal de Pernambuco – UFPE.

O ano de 2013 começa com muitas perspectivas para frequentadores do Campus da Universidade Federal de Pernambuco: A retomada das atividades na Concha Acústica.

As reformas na área externa e banheiros iniciadas em janeiro pela UFPE concluem a etapa de reestruturação deste espaço público começadas em 2012 pelos integrantes na sede do Centro Universitário de Cultura e Arte - CUCA Recife . 

O espaço fica em uma estrutura em formato de Iglu localizada entre a Concha Acústica e o Centro de Convenções da UFPE. Em agosto, após realizar as primeiras reuniões na nova sede, os coletivos integrantes da Colabor@tiva.PE iniciaram um movimento de mutirões semanais para reestruturação do espaço interno, incluindo a instalação de ar condicionado, bancadas, fiação elétrica e iluminação.

Aos sábados de julho a dezembro, integrantes de Pontos de Cultura, estudantes da UFPE, moradores do entorno, artistas e mestres somarão esforços nesta ação.

As atividades de reestruturação física contaram também com a participação do grupo de Robótica Livre e membros da Produtora Recife+ART, ambos ligados ao Centro de Recondicionamento de Computadores do Recife que integraram a Colabor@tiva.PE desde o ano passado. 

Em outubro de 2012 o Pontão iTEIA, projeto cultural do Instituto InterCidadania, recebeu do CRC Recife 10 computadores metareciclados, scanner e impressora. O equipamento irá contribui nas formações em Cultura Digital, cobertura colaborativa de eventos e prestação de outros serviços de audiovisual e produção audiovisual oferecidas pela produtora.

No fim de 2012 a proposta “Formação Colaborativa de Empreendimentos Criativos”, que sugere uma ocupação produtiva via realização de oficinas de capacitação em Cultura Digital, elaborada pela Colabor@tiva.PE, com a orientação do professor Paulo Cunha do Departamento de Comunicação da Universidade, foi aprovada no edital de Economia Criativa da UFPE para a oferta de um curso de extensão universitária.

O curso é dividido em 3 eixos temáticos: Audiovisual, Comunicação e Economia Solidária. O segmento de audiovisual oferece 4 módulos: (Filmagem, Edição e Finalização de Video, Gravação e Mixagem de Áudio, Fotografia e Tratamento de Imagens e Design Gráfico). Comunicação oferece 2 módulos: Jornalismo Colaborativo e Web Rádio, e o eixo de Economia Solidária traz o módulo de Gestão Colaborativa de Empreendimentos Criativos.

Os dois primeiros módulos terão duração de 3 meses tendo as aulas presenciais sendo realizadas na Concha Acústica da UFPE uma vez por semana e nos demais dias a realização de tarefas através de uma metodologia de ensino à distância. Já o de Economia Solidária será presencial e realizado no último mês de atividades envolvendo os participantes que concluíram as outras capacitações técnicas.
Os certificados do curso serão emitidos pela pró-reitoria de Extensão Universitária (PROEXT UFPE).

Cada formação terá 80 horas de duração com 20 vagas por módulo. As inscrições serão realizadas pelo site da Colaborativa.PE a partir do dia 30/01. A taxa de matrícula de R$ 40 inclui um CD com os Softwares Livres utilizados em sala de aula e a versão digitalizada do material didático de cada curso. Não serão cobradas mensalidades.
Até a quarta-feira de cinzas a Concha segue os mutirões para finalização da reforma interna e organização dos espaços de formação. 

Venha e participe!  Com sua arte a Conch@TIVA!

Produtora Colabor@tiva.PE
- Ponto de Cultura CUCA Recife (RECIFE)
- Ponto de Cultura Canal Capibaribe (RECIFE)
- Ponto de Cultura Coco de Umbigada (OLINDA)
- Ponto de Cultura Tecer / Laboratório Laia (CAMARAGIBE)
- Produtora Colaborativa Recife+ART (RECIFE)
- Pontão de Cultura Digital iTEIA (RECIFE)

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

CFES Nordeste - 01/2013


Prezad@s educador@s,


Segue anexa a essa mensagem circular esclarecendo a atual conjuntura de conveniamento do Centro de Formação em Economia Solidária do Nordeste. Favor replicar em suas redes, para quem possa interessar. Buscaremos manter tod@s informad@s sobre esse processo.


Saudações solidárias,


José Nunes da Silva
Departamento de Educação/UFRPE.
Núcleo de Agroecologia e Campesinato.
Centro de Formação em Economia Solidária do Nordeste (SENAES-MTE/UFRPE).



Prezadas educadoras, Prezados educadores,

Como é do conhecimento de tod@s vocês, em outubro de 2012, a SENAES/MTE aprovou o Projeto do Centro de Formação e Apoio a Assessoria Técnica em Economia Solidária do Nordeste (CFES-NE), para o triênio 2013-2015, enviado pela Universidade Federal Rural de Pernambuco.
Divulgado o resultado, passamos aos encaminhamentos necessários para a regulamentação do mesmo nas
diferentes instâncias da Universidade. Considerando que o CFES-NE foi apresentado por três departamentos
acadêmicos (Departamentos de Educação, Ciências Domésticas e Ciências Sociais), o projeto tem que ser
apresentado no Conselho Técnico Administrativo (CTA) de cada Departamento e, posteriormente, ser submetido ao Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) da Universidade. E isso é muito importante para dar visibilidade a educação em economia solidária na universidade.
Considerando a urgência da necessidade de aprovação, submetemos o processo ao CTA do Departamento de Educação ainda em dezembro de 2012 e encaminhamos ao CEPE para expedir portaria. A expedição de tal portaria garante-nos um documento que oficializa o convênio com a SENAES/MTE para a execução do CFES-NE. Por outro lado, como a execução do CFES-NE envolve a contratação de equipe técnica é preciso fazer um convênio, também com a Fundação Apolônio Salles (FADURPE). Tal fundação de apoio ao desenvolvimento da UFRPE, gerenciando os mais diferentes projetos aprovados pela Universidade. Nos últimos anos tem se intensificado as auditorias do Tribunal de Contas da União (TCU) junto a tais fundações, em todo o Brasil. Assim, desde dezembro, a FADURPE está passando por um destes processos de auditoria, o que tem impedido novos conveniamentos. Resultado: estamos ainda aguardando o desfecho interno para fazer o convênio entre a Fadurpe e a UFRPE.
Neste contexto, estamos trabalhando em duas vertentes buscando agilizar os trâmites burocráticos para iniciarmos as atividades planejadas para 2013:
1) Aprovar portaria no CEPE;
2) Formalizar convênio com a FADURPE.
Sabemos que isso tem repercussões no trabalho em cada coletivo estadual, mas foge à nossa competência. Essa situação demonstra o desafio para execução e consolidação de políticas públicas de Economia Solidária em nosso país. Esperamos até meados do mês de fevereiro termos encerrado estes trâmites e iniciar os trabalhos do CFESNE, nesta nova etapa (2013-2015). Pedimos a tod@s que busquem e continuem as estratégias para manter a mobilização local que fortaleça os processos educativos em Economia Solidária, já iniciados em cada estado, município, comunidade, empreendimento.


Saudações solidárias,
Recife, 20 de janeiro de 2013.

José Nunes da Silva
(Coordenador do CFES-NE/Departamento de Educação-UFRPE)


Reunião FEPS-Recife e Prefeitura do Recife.



Nesta quarta feira (30/01) as 9 da manhã, haverá uma reunião na Prefeitura do Recife com o Fórum Ecosol de Recife. Deverá a Prefeitura apresentar sua nova equipe de trabalho.

domingo, 27 de janeiro de 2013

CRC Marista Recife - Inscrições abertas para o curso de desenvolvimento web





Inscrições abertas para o curso de desenvolvimento web

O CRC Recife abre inscrições para seu novo curso: Desenvolvimento Web. 
O curso formará profissionais capazes de exercer as funções de criador de web sites, desenvolvedor de aplicações web, construindo competências para criação de layouts para sites, programação em Java, Java Server Faces, SQL, HTML e Css, podendo atuar em empresas de desenvolvimento de software ou ser empreendedor.
Totalmente gratuito!
  • Período de Inscrições: 15/01 à 06/02
  • Horário das Inscrições: 8h às 13h
  • Público: A partir dos 16 anos, que esteja ou tenha estudado em escola pública.
  • Mais informações: (81)3441-1428 / crcrecife@marista.edu.br

sábado, 26 de janeiro de 2013

Coordenação Executiva do FBES amplia prazo para entrada de empreendimentos no Cirandas




23 de janeiro de 2013
Fonte: Por EITA e FBES
Image
O Fórum Brasileiro de Economia Solidária ampliou o prazo para os Fóruns Estaduais indicarem novos empreendimentos para Cirandas: até dia 10 de maio de 2013. O Cirandas é um sistema onde cada empreendimento da economia solidária pode ter sua página na internet, mostrando seus produtos, sua história e permitindo estar em contato com outros empreendimentos e com pessoas que buscam um consumo responsável.
Para o Fórum Estadual indicar empreendimentos é fácil:
A partir de uma reunião do Fórum Estadual se preenche uma planilha com os dados dos novos empreendimentos. Acesse a planilha aqui: http://e.eita.org.br/planilha A partir desta planilha preenchida, o Fórum Estadual deve preencher um formulário simples, onde a planilha será anexada e enviada diretamente ao FBES. Para acessar o formulário:http://e.eita.org.br/chamadacirandas2012
Enviando o formulário, conforme as orientações que estão na própria página do formulário, já será possível criar as páginas dos empreendimentos indicados no Cirandas.
Em um mês, os empreendimentos indicados pelo Fórum Estadual já estarão com suas páginas na internet, no CIRANDAS!
Enviaremos um e-mail para o empreendimento informando as orientações para começar a usar a página e um código de ativação. Também comunicaremos o Fórum Estadual por e-mail sobre a conclusão das páginas dos empreendimentos indicados. Por isto, é muito importante que os e-mails informados no formulário sejam válidos e verificados constantemente, pois serão uma forma de contato muito importante.
Viram?! É muito fácil para os empreendimentos da economia solidária terem sua página na internet!
E, ter mais empreendimentos no Cirandas é ampliar as possibilidades econômicas e de contatos dos empreendimentos da economia solidária.
Para saber mais informações, acesse: http://e.eita.org.br/cirandas
Coordenação Executiva do FBES


segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

TERMINAMOS A REFORMA.


Oi compas! 
Terminamos a reforma de nosso blog, espero que gostem, está com cara nova, paginas dos Fóruns Regionais, Municipais, Conselho e Rede de Educadores. Esperamos que este ano de 2013 seja rico em informação para todos os companheiros e companheiras do Movimento de Economia Solidária. 
Reafirmamos nosso compromisso com o Movimento e colocamos o nosso Blog a disposição do Movimento de Economia Solidária em Pernambuco.
Do Litoral ao Sertão, unindo em um mesmo sentimento e luta.
Blog: Economia Solidária em Pernambuco/UNEES

sábado, 19 de janeiro de 2013

ESTAMOS FAZENDO UMA PEQUENA REFORMA, 
É RAPIDINHO, 
VOLTAMOS LOGO PARA ATENDER VOCÊ MELHOR.



quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

MANIFESTO EM DEFESA DO MERCADO EUFRÁSIO BARBOSA PARA OS ARTESÃOS E ARTISTAS LOCAIS




MANIFESTO EM DEFESA DO MERCADO EUFRÁSIO BARBOSA PARA OS ARTESÃOS E ARTISTAS LOCAIS

O Governo do Estado juntamente com a Prefeitura de Olinda, está pretendendo criar um museu no Mercado Eufrásio Barbosa (Largo do Varadouro - Olinda - PE), excluindo os artesãos e os artistas locais, que trabalham no local.

O SINDAREM não pode fechar os olhos para este despropósito e pede a sua ajuda (basta só acessar o link e assinar a petição colocando seu e-mail no local indicado), após assinar, encaminhe este e-mail para todos seus contatos, compartilhe no facebook, twitter, etc. Precisamos do maior número possível de assinaturas para mostrar ao Governo que estamos unidos contra esta ação que só prejudica ainda mais a nossa categoria. Os artesãos de Pernambuco precisam de espaços dignos para exposição e comercialização da produção artesanal e não que espaços tradicionais sejam abolidos e os artesãos excluídos desses espaços.

É chegada a hora dos Artesãos, artistas culturais e a sociedade civil (que realmente se importa com a cultura e com os profissionais da área), darem um basta às decisões governamentais sem uma efetiva participação da categoria. Nós somos povo (sociedade civil) legítimos signatários do patrimônio público da Cidade, do Estado e da Nação.

Espero contar com o apoio de todos artesãos sindicalizados.

Acesse o link abaixo e assine a petição:

http://www.avaaz.org/po/petition/MANIFESTO_EM_DEFESA_DO_MERCADO_EUFRASIO_BARBOSA_PARA_OS_ARTESAOS_E_ARTISTAS_LOCAIS/?cWnIZbb

--
Vaní Mariss
Vice Presidente - SINDAREM

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Reunião do FEPS-Metropolitana em Itamaracá.




 Aconteceu nos dias 12 e 13 de janeiro, a primeira reunião do FEPS-Metropolitan de 2013. A reunião ocorreu na Cidade de Itamaracá no litoral norte do estado. Estiveram presentes representantes das Cidades de Jaboatão do Guararapes, Recife, Olinda, Camaragibe, Paulista, Abreu e Lima e de Itamaracá. Foi feito uma avaliação sobre o ano de 2012 e um preparativo para o calendário de 2013. Foram feitos debates sobre o CFES, Rede de Educadores, Conselho Estadual e Fóruns Municipais, Regionais e Estadual. Foram dois dias de intensos trabalhos e "chuvas" de ideias.


Cicera (Educ Guri - Recife), Auxiliadora (Educadora - Itamaracá) e Luciane (Arte dos Sonhos - Paulista).
Sonia Leal (RMPP - Paulista), Eugenio (Ass. Filadelfia  - Itamaracá) , Jorge Nunes  (GFJN - Itamaracá), Sandro Eloi ( Educ Guri - Recife) e Luciane ( Arte dos Sonhos - Paulista).

Almoço solidário
Roda de Coco e ciranda ao som de Dona Lia de Itamaracá.

Sandro, Dilce Feitosa (GAESC - Camaragibe) e Jorge
em grupo de trabalho
Um brinde a 2013
Lourdes(AMPO-Olinda), Luciane, Lanzoni Bandeira (Voo Fênix - Pulista),
e Marineide (Mariartes - Jaboatão dos Guararapes).
Dona Lia de Itamaracá - Cirandas e Coco de Roda.
Dona Lia de Itamaracá - Cirandas e Coco de Roda.
Nina (ACOPERAT - Abreu e Lima), Sonia e Sandro
Cicera (Educ Guri - Recife), Bete (Kadoshi Arts - Paulista), Lourdes e Sonia.

8ª Reunião da Rede de Educadores em Economia Solidária de Pernambuco



CONVITE

O coletivo que organiza a Rede de Educadores em Economia Solidária de Pernambuco vem convidá-l@ para participar da 8ª Reunião a realizar-se nos dias 24 e 25 de janeiro de 2013, na sede da Associação dos Produtores Agroecológicos e Moradores das Comunidades Imbé, Marreco e Sitios Vizinhos  ASSIM, em Lagoa de Itaenga – PE.
Solicitamos confirmar a sua presença até o dia 16/01/2013,  pela lista de discussão "educaecosol_pe" educaecosol_pe@googlegroups.com ou pelos fones: 81-9681.0593 / 3426.0212  (Silvana Queiroz / Casa da Mulher do Nordeste)  / 8800.5579 (Leilah Araújo), pois a reunião ocorrerá de forma totalmente autogestionária. Para tanto, precisaremos ter noção do quantitativo de pessoas que participarão deste momento.
Abaixo, encaminhamos a proposta de pauta construída pelo coletivo que organiza a reunião:

PROPOSTA DE PAUTA

Horário
PAUTA

Dia 24/01/2013

9h
Lanche para recepção das/os participantes
10h
Mística
Apresentação e aprovação da Programação
Formação das Comissões de trabalho


10h30
1.      Resgate e Sistematização do que foi produzido nos encontros da Rede de Educadoras-es em Economia Solidária de Pernambuco – GETS (Grupo de Estudos e Trabalhos sobre Sistematização)

12h
  
ALMOÇO

13h30
2.      Socialização da 2ª proposta do CFES – Profº José Nunes
(coordenador CFES/NE)

3.      Lista de Educadoras-es – definição de critérios para participação

Dia 25/01/2013

9h
4.      Mobilização para reestruturação do FEPS/PE – Relação Rede x FEPS/PE
11h
5.      Informes Gerais
5.1.     V Plenária Nacional de Economia Solidária
5.2.   Outros informes



Local: Sede da Associação dos Produtores Agroecológicos e Moradores das Comunidades Imbé, Marreco e Sitios Vizinhos  ASSIM, em Lagoa de Itaenga – PE
Endereço: Sítio Marrecos, Lagoa de Itaenga – Zona Rural
Fone Contato (Damião)(81)9798.5093 ou 9425.1969


Para maiores informações:
Ângelo Zanré – (81) 9913.5259 - zanrangelo@yahoo.com.br
Leilah Araújo – (81) 8800.5579 - masc_leylah@hotmail.com
Luiz Damião - (81) 9798.5093 ou 9425.1969 - ld-barbosa@hotmail.com
Silvana Queiroz - 81-9681.0593 / 3426.0212 - silvana@casadamulherdonordeste.org.br


Aguardamos retorno,

Recife, 11 de janeiro de 2013


Coletivo Organizador da 8ª Reunião da Rede de Educadores em Economia Solidária de Pernambuco: Ângelo Zanré, Artur Melo, Dilce Feitosa, Leylah Araújo, Luciana Rodrigues, Nina Silva, Silvana Queiroz eVeridiana.


-- 
Luciana Rodrigues
81 - 8539.9222 / 9705.0510

.

[link=http://www.recados-animados.com] [/link] [b]Mais recados? http://www.recados-animados.com[/b]

O Analfabeto Politico.

O Analfabeto Politico.
O pior analfabeto é o analfabeto político. Ele não ouve, não fala, nem participa dos acontecimentos políticos. Ele não sabe o custo de vida, o preço do feijão, do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato e do remédio dependem das decisões políticas. O analfabeto político é tão burro que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia a política. Não sabe o imbecil que, da sua ignorância política, nasce a prostituta, o menor abandonado, e o pior de todos os bandidos, que é o político vigarista, pilantra, corrupto e lacaio das empresas nacionais e multinacionais. Bertold Brecht

RADIO ARTANA -Bom gosto e qualidade.