Contatos:

economiasolidariaempernambuco@yahoo.com.br

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Aprovado projeto que permite acesso das cooperativas de crédito aos recursos do FAT

Fonte:http://www.cooperativismo.org.br/cooperativismo/noticias/noticia.asp?id=19873&idc=[idc]

A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (CAPADR) da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (12/12), o PL 3.067/2011, que  possibilita o acesso direto aos recursos provenientes do FAT pelos bancos cooperativos, confederações e centrais de cooperativas de crédito. A redação da proposta, que integra a Agenda Legislativa do Cooperativismo,  foi redigida a partir das sugestões do Conselho Especializado de Crédito da Organização das Cooperativas Brasileiras (Ceco/OCB) e alinhada com a Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop) desde o início da Legislatura.

O Sistema OCB trabalhou intensamente pela aprovação da matéria, que ratifica o argumento de que cooperativas de credito reúnem características que habilitam a cumprir na plenitude a tarefa a eles confiada pelo Poder Público.

O superintendente da OCB, Renato Nobile, ressalta o fato de que com quase 5 mil pontos de atendimento, as cooperativas de crédito hoje são os agentes do mercado financeiro com a melhor relação de distribuição de volume na carteira de credito rural. “O acesso ao FAT por parte das cooperativas de crédito se justifica por ser uma alternativa segura e eficiente para promover o acesso ao crédito de forma efetiva, dinâmica e com menor burocracia, gerando desenvolvimento para o país através do aumento de emprego, renda e produção de alimentos”, afirma.
 
Tramitação
No Senado Federal, a matéria tramitou na forma do Projeto de Lei do Senado (PLS) 40/2011, sendo distribuído às Comissões de Assuntos Sociais (CAS) e Assuntos Econômicos (CAE), sob a relatoria da ex-senadora Marisa Serrano (MS) e do senador Casildo Maldaner (SC), que apresentaram pareceres favoráveis à aprovação.

Na Câmara dos Deputados, coube à Comissão de Agricultura realizar a primeira análise técnica a respeito do projeto.  Ao concordar com a posição apresentada pelo Sistema OCB, o relator e representante do Ramo Agropecuário da Frencoop, deputado Valdir Colatto (SC), apresentou parecer pela aprovação da matéria conforme o texto do Senado Federal, sem alterações.
 
Com a colaboração do presidente da Comissão, deputado Raimundo Gomes de Matos (CE), o projeto foi incluído extra-pauta e aprovado por unanimidade. Durante a discussão, o deputado Assis do Couto (PR) teve importante papel na negociação para a aprovação do PL 3.067/11 ainda este ano, evitando assim que a matéria fosse apreciada apenas em 2013.

O projeto segue agora para a análise da Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público (CTASP) da Câmara.

1 º EAF - ENCONTRO DA AGRICULTURA FAMILIAR DA MATA NORTE E AGRESTRE SETENTRIONAL,

Fonte: Zafira Peixoto.


CONVIDO A TODOS E SOLICITO QUE DIVULGEUM A REALIZAÇÃO DO 1 º EAF - ENCONTRO DA AGRICULTURA FAMILIAR DA MATA NORTE E AGRESTRE SETENTRIONAL, QUE TEM COMO TEMA: A AGRICULTURA FAMILIAR E O MERCADO INSTITUCIONAL.

JOSIMARIO MARQUES
81.96798954/87306938/91358494

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Vídeo V Plenária Nacional de Economia Solidária


NOTICIAS DA V PLENÁRIA NACIONAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA.



Hoje (11/12/12) foi definido que o FBES continua sendo um instrumento do movimento de Economia Solidária, além de continuar com a mesma estrutura dos seguimentos compostos pelos Empreendimentos Econômicos Solidários (EES), Entidades de Apoio e Fomento (EAF) e Gestores Públicos (GP).

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Acompanhem depoimentos na Plenária Nacional de Economia Solidária.


Assunto: [e_solidaria] Acompanhem depoimentos na Plenária!


Oi pessoal,

   A equipe de comunicação da V Plenária Nacional de Economia Solidária está disponibilizando diariamente mini-depoimentos de participantes da Plenária, além de algumas cenas, como momentos da abertura ontem à noite!

   Acompanhe, divulgue nas suas redes:

http://cirandas.net/v-plenaria-nacional-de-economia-solidaria

      Abraços,

         daniel

.

[link=http://www.recados-animados.com] [/link] [b]Mais recados? http://www.recados-animados.com[/b]

O Analfabeto Politico.

O Analfabeto Politico.
O pior analfabeto é o analfabeto político. Ele não ouve, não fala, nem participa dos acontecimentos políticos. Ele não sabe o custo de vida, o preço do feijão, do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato e do remédio dependem das decisões políticas. O analfabeto político é tão burro que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia a política. Não sabe o imbecil que, da sua ignorância política, nasce a prostituta, o menor abandonado, e o pior de todos os bandidos, que é o político vigarista, pilantra, corrupto e lacaio das empresas nacionais e multinacionais. Bertold Brecht

RADIO ARTANA -Bom gosto e qualidade.