Contatos:

economiasolidariaempernambuco@yahoo.com.br

quarta-feira, 20 de junho de 2012

20 MIL Acessos.


CHEGAMOS NESTE DIA
A
20 MIL
ACESSOS.

Esperamos que voce esteja sempre bem informado sobre o que acontece sobre Economia Solidária em Pernambuco.

domingo, 17 de junho de 2012

Convocatoria Para Aprovação do Regimento do FEPS-RMR (Metropolitana)



O Fórum de Economia Popular Solidaria da Região Metropolitana, convoca  todos os Empreendimentos Econômico Solidário (EES), Entidades de Apoio e Fomento (EAF) e Gestores Públicos (GPAES) com atuação ou endereço na região,  para a reunião extraordinaria no dia 19.07.2012, para leitura e aprovação do Regimento Interno. Vejam abaixo.

Proposta para o Regimento Interno do Fórum de Economia Popular Solidária da Região Metropolitana do Recife – FEPS-RMR.

Metodologia.

1 - Será feito um comunicado inicial para as seguintes listas de contatos: FEPS-PE, FEPS-RMR, FEPS-Recife e Rede de Educadores. Onde tomarão conhecimento da metodologia aplicada para esta proposta.

2 - Somente serão aceitas propostas enviadas através do yahoogrupos do FEPS-RMR. Para aqueles que ainda não participa do grupo virtual do FEPS-RMR. Tanto os Empreendimentos Econômico Solidário (EES), Entidades de Apoio e Fomento (EAF) e Gestores Públicos (GPAES) que tenham atividades\sede em uma das 14 cidades da Região Metropolitana poderá pedir adesão ao Grupo FEPS-RMR (Enviar pedido de adesão ao Grupo para o e-mail unees_pe@rocketmail.com ou através de um membro já participante do mesmo).

3 - As 14 cidades que compõe a Região Metropolitana do Recife são: Itamaracá, Itapissuma, Igarassú, Araçoiaba, Abreu e Lima, Paulista, Olinda, Recife, Camaragibe, Moreno, São Lourenço, Jaboatão dos Guararapes, Cabo de Santo Agostinho e Ipojuca. (Aguardar lei de inclusão dos municípios de Escada, Serinhaém e Goiana).

4 - A PROPOSTA BASE será publicada na cor PRETA.

5 - As propostas de alteração, inclusão e supressão deverão ser colocadas na cor vermelha e sempre que possível ser indicada com a palavra entre parênteses. Exemplo: (inclusão), (Suprimir) e (Alterar).

6 - Será realizada uma reunião extraordinária no dia 19.07.2012 com pauta exclusiva, no auditório Dom Helder Camara na Faculdade FAFIRE, das 8:30h até as 17 horas, para leitura e aprovação do Regimento Interno do FEPS-PRM. Neste dia será realizado o almoço solidário (contato para coordenação do almoço: Sonia Leal – amnecidadania@yahoo.com.br). Esta reunião será realizada com o Quórum que estiver presente. Esta reunião será exclusivamente para tratar da aprovação do Regimento do FEPS-RMR.

7 – Todas as contribuições enviadas para o grupo serão colocadas a debate e aprovação na reunião extraordinária do dia 19.07.2012. Portanto sua contribuição será fundamental para o desenvolvimento dos trabalhos.

8 - Propostas apresentadas no dia da reunião serão colocadas em debates para aprovação. Pedimos que optem por enviar as contribuições antecipadamente pelo grupo.

9 – O Documento Base será o Regimento Interno do FEPS-PE em vigor.





Lançamento do Manual do Biogestor Sertanejo - Rio+20

A Diaconia, o Projeto Dom Helder Câmara e a Ajuda da Igreja da Noruega durante a Rio+20 estrão lançando o Manual do Biodigestor Sertanejo versões inglês e português. A referida publicação é uma produção desta parceria. O lançamento ocorrerá no Clube Boqueirão (Salão de festas) sala 37.
As experiências com biodigestor em Pernambuco foram uma iniciativa do Projeto Dom Hélder Câmara - PDHC, por meio do Ministério do Desenvolvimento Agrário - MDA, que contou com a parceria da Diaconia.
A ideia de construir biodigestores para produzir biogás vem sendo implantada com sucesso. Pois, o modelo desenvolvido e implementado nas comunidades atende o perfil das famílias agricultoras, exige um biodigestor menor e que utilize matéria-prima de um pequeno número de animais.
O uso desta tecnologia vem possibilitando o aproveitamento das fezes dos animais, mantendo o curral limpo; evitando a emissão do gás metano na atmosfera, minimizando o efeito estufa e contribuindo com a sanidade animal, já que um curral limpo diminui os riscos de contaminação com verminoses e moscas. Desde a implantação dos primeiros biodigestores, no dia 05 de janeiro de 2009, toda alimentação das famílias é preparada com a utilização do biogás, gerando assim uma economia real e imediata.
Para disseminar a experiência com biodigestor da forma mais ampla possível, o Projeto Dom Helder Câmara e Diaconia elaboraram o Manual do Biodigestor Sertanejo, cuja primeira edição foi produzida e distribuída em 2011. Com o advento da Conferência Rio + 20, que ocorrerá no mês de junho de 2012, o Projeto Dom Helder Câmara, a Diaconia e a Ajuda da Igreja da Noruega estarão apresentando a experiência do biodigestor sertanejo no referido evento.

Atenciosamente
Joseilton Evangelista
D I A C O N I A - Coord. Mobilização de Recursos e Comunicação
Tel: 81 3221-0508
Skype: joseilton.evangelista
Acesse: www.diaconia.org.br

Declaração do movimento de Economia Social e Solidária à Rio +20


A economia que precisamos: Declaração do movimento de Economia Social e Solidária à Rio +20

16/06/2012
Esta declaração foi elaborada pelo Conselho de Administração da Rede Intercontinental de Promoção da Economia Social e Solidária (RIPESS), reunido no Rio de Janeiro, tomando como base as discussões e deliberações sobre a Rio+20 do V Encontro Latinoamericano e Caribeño de Economía Solidária e Comércio Justo e com aportes de representantes dos demais continentes.
Se estiver de acordo com os conteúdos desta declaração, agradecemos que a divulguem e a assinem antes do final do dia 18 de junho. O formulário de assinaturas se encontra logo abaixo da declaração.
http://www.ripess.org/ripess-declaracao-rio20
--------------------------------------------------------------------------------
A economia que precisamos

Declaração do movimento de Economia Social e Solidária à Rio +20
A Cúpula dos Povos e a Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável da Rio +20 acontecem em um momento de crise da civilização que se expressa através de múltplas crises: alimentar, ecológica, energética, financeira, social e de representação política, e não é com esse mesmo pensamento e o mesmo modelo de sociedade que gerou estas crises que sairemos dela!
A chamada economia verde, tal como é apresentada pelos governos e multinacionais, nada mais é que uma extensão deste modelo através da mercantilização dos bens comuns como nova frente de expansão do capitalismo em crise, enquanto a economia solidária é um caminho para a sua emancipação.
Em todos os continentes, nas comunidades, regiões e países existem iniciativas econômicas e sociais em muitos setores que demonstram a viabilidade concreta e viva de outros modelos de desenvolvimento, de organização da economia e de sociedade, onde a vida, a pluralidade, a autogestão, a justiça ambiental e social definem uma economia solidária diferenciada da economia do capital. A economia solidaria é um movimento social que, com outros, contribui para consolidar uma verdadeira democracia econômica e política.
A criação da Agencia Internacional Ambiental proposta pela PNUMA não poderá resolver os desafios de governança mundial. É imperativo que as ferramentas e instituições de governança sejam transformadas para basear-se estruturalmente em processos contínuos de consulta e de participação de todos os setores da sociedade, a nível local, regional e internacional, e que estas não estejam dominadas pelos maiores contribuintes financeiros nem geridas por “especialistas”. É necessário o respeito e o reconhecimento da soberania dos povos e das comunidades, pois são estes que têm a legitimidades e a capacidade de levar a cabo um desenvolvimento solidário que assegure a preservação dos bens comuns.
A economia solidária constrói modelos de produção e de serviços com e para todas e todos. Estas iniciativas não podem ser consideradas como simples “programas de reparação e de luta contra a pobreza”. Pelo contrário, elas garantem intrinsecamente a justiça em todas as suas dimensões, enquanto desenvolvem atividades econômicas, sem gerar concentração de riquezas materiais ou financeiras, nem criação de pobreza. A economia solidária estabelece sistemas equitativos de comercialização, de finanças e de moedas sociais a serviço das economias reais, circuitos curtos entre produtores e consumidores, soberania alimentar, entre outras alternativas concretas.
O movimento da economia solidária, com outros movimentos de transformação da sociedade, encarna um projeto verdadeiramente democrático, de respeito aos direitos das mulheres e dos homens, do trabalho, cívicos, da diversidade de culturas e da natureza para o bem viver (buen vivir) dos povos.
A Rio +20 só responderá aos desafios impostos se os governos participantes se orientarem a partir do que os movimentos sociais estão construindo como verdadeira alternativa para o futuro da humanidade sobre a Terra.
Rio de Janeiro, junho de 2012


http://www.ripess.org/ripess-declaracao-rio20



sexta-feira, 15 de junho de 2012

CFES - Centro de Formação em Economia Solidária.

Olá companheiras-os do Nordeste,

Como já estamos divulgando há um tempo, chegou a hora de coletarmos os dados das-os educadoras-es que fazem parte dos coletivos estaduais para compormos o Mapa de Educadores-as da Economia Solidária.

Para fazer a coleta dos dados:
- O coletivo deverá responder a esta mensagem, escrevendo 1. como é a dinâmica do coletivo (como se define quem participa do coletivo, se realiza reuniões e com que periodicidade, que outras atividades realiza,), 2. os nomes de seus-suas integrantes e 3. qual a sua página no cirandas.
- Depois de responder a este email com as três questões, o coletivo poderá preencher o formulário, inserindo os dados de cada educador-a que integra do coletivo. Sugerimos que se faça num encontro do coletivo, onde todas-os participantes tenham oportunidade de preencher o formulário.

Importante: Neste momento, o mapa terá como base de dados somente os-as educadores-as que estão nos coletivos estaduais.
A previsão é lançarmos o Mapa durante o Seminário Nacional do PPP, que acontecerá de 10 a 12 de julho, em Porto Alegre. Logo enviaremos informações sobre o seminário e a ficha de inscrição.

O Mapa está sendo elaborado como um instrumento para a Rede de Educadores-as da Economia Solidária, sendo um espelho do que existe na realidade dos coletivos. Assim, o Mapa não é a Rede, mas é uma ferramenta que favorece que nos encontremos, visualizemos e as pessoas possam nos encontrar.
Para a confecção do Mapa estamos trabalhando com o EITA, um coletivo que desenvolve tecnologias da informação para movimentos sociais. Para que o Mapa tenha um versão para o Seminário do PPP, o prazo para inserir os dados encerra dia 25 de julho.
Assim, pedimos que cada coletivo contribua para que tenhamos logo esta ferramenta que o movimento já vinha indicando a necessidade de que existisse desde a 4ª Plenária.

Para inserir os dados dos-as educadoras-es do coletivo estadual, clique aqui
http://form.jotformz.com/form/21573934213653

Abaços,
Rosana Kirsh
CFES Nacional

segunda-feira, 11 de junho de 2012

1º Seminário Nordestino de Educação Popular e Economia Solidária.


Instituto Marista de Solidariedade - Projeto Nacional de Comercialização Solidária.





O Presidente da UNIÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO E ENSINO – UBEE, por meio da Coordenação do Instituto Marista de Solidariedade – IMS, torna público a abertura de inscrições para contratação de profissional para desenvolver ações que contribuam para fortalecer a economia solidária em território nacional, por meio do “Projeto Nacional de Comercialização Solidária” conforme Convênio N° 702019/2008, firmado entre a UBEE e a Secretaria Nacional de Economia Solidária do Ministério do Trabalho e Emprego – SENAES/MTE.
Confira o edital na íntegra:
http://sites.marista.edu.br/ims/files/2012/06/Edital_Contratacao_Pessoal_Assessor_2012.pdf

Oniodi Gregolin 
Analista Social - Comunicação Social

T. 61 3224 1100
F. 61 3226 6422
C. 61 8114 7751
www.marista.edu.br

quarta-feira, 6 de junho de 2012

CONVITE PARA REUNIÃO DO CONSELHO ESTADUAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA.

CONVITE PARA REUNIÃO DO CONSELHO ESTADUAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA.

Obs. Reunião aberta para qualquer pessoa.

Prezado(as) Conselheiros(as)

Convocamos para 14ª Reunião do CEEPS/PE., que será de caráter extraordinário, segue anexo a pauta.

Contamos com a presença de todos(as).


Dia: 12/06/12

Horário: às 14h

Local: Auditório da Agência de Trabalho- no Térreo

Endereço: Rua da União, 425 -Boa Vista.

Atenciosamente,


Ana Pessoa
Gerência de Economia Solidária
Secretaria Executiva de Fomento ao Empreendedorismo
Secretaria de Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo - PE
Fone: (81) 3183.7024
ana.pessoa@stqe.pe.gov.br

segunda-feira, 4 de junho de 2012




Fonte: Fórum EcoSol Mata Sul Pernambucana (Facebook).

Todos os Coordenadores de GTs, líderes comunitários, produtores empreendedores, entidades de apoio e público em geral interessado em Economia Solidária estão convidados.
Segunda-feira, dia 04 de Junho, às 8h. 30min.
Local: Salão de reuniões da Cúria Diocesana dos Palmares.
Palmares - PE

domingo, 3 de junho de 2012

Garrafas PET Viram Bicicletas - Isto sim é Evolução!



Garrafas PET viram bicicletas !

Pensando em comprar uma bike novinha?
Saiu agorinha a primeiríssima bicicleta feita de material reciclado, parte confeccionada de garrafas PET, embalagens de shampoo e outros. 
E a parte mais legal: é criaç...ão do Brasil !

O artista plástico Juan Muzzi passou anos estudando a fabricação do modelo, bancando tudo do próprio bolso. Resultado: o cara tem a primeira patente de bike reciclável do mundo!

Ele conta que “a bicicleta é mais resistente, flexível e barata porque o plástico não enferruja e a fabricação transforma resíduos em um novo produto”.

Ele ainda diz que leva 2 minutos pra fazer uma peça, e 200 garrafas pet.

Ano que vem, Juan pretende lançar uma cadeira de rodas feita da mesma maneira, que vai ser doada pra quem levar o material."

Texto e imagens da internet, + info no link: http://www.muzzicycles.com.br/

.

[link=http://www.recados-animados.com] [/link] [b]Mais recados? http://www.recados-animados.com[/b]

O Analfabeto Politico.

O Analfabeto Politico.
O pior analfabeto é o analfabeto político. Ele não ouve, não fala, nem participa dos acontecimentos políticos. Ele não sabe o custo de vida, o preço do feijão, do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato e do remédio dependem das decisões políticas. O analfabeto político é tão burro que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia a política. Não sabe o imbecil que, da sua ignorância política, nasce a prostituta, o menor abandonado, e o pior de todos os bandidos, que é o político vigarista, pilantra, corrupto e lacaio das empresas nacionais e multinacionais. Bertold Brecht

RADIO ARTANA -Bom gosto e qualidade.